20º CBC em Fortaleza

20º CBC é lançado em Fortaleza (CE)

Fortaleza –  Cerca de 350 convidados, entre presidentes, diretores e conselheiros do sistema, representantes do governo, sindicatos e profissionais, participaram do lançamento do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), ocorrido no dia 29 de janeiro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

A presidente da Academia Brasileira de Contabilidade (ABRACICON) e coordenadora do Comitê Gestor do congresso, Maria Clara Cavalcante Bugarim, iniciou a apresentação lembrando o primeiro CBC, realizado em 1924, no Rio de Janeiro.

“Há 92 anos, os representantes da contabilidade daquela época deram um importante passo para a concretização de um sonho”, analisou Clara.

Das 19 edições realizadas, a última, em 2012, em Belém (PA), atingiu o ápice como o melhor Congresso de Contabilidade já realizado para a classe, reunindo 6 mil participantes. A presidente apresentou, também, como serão as atividades técnicas, a participação dos organismos internacionais, os momentos de descontração e o funcionamento da Feira de Negócios e Oportunidades.

Já o presidente da  Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas, Mário Elmir Berti, disse que “o CBC é um dos momentos mais importantes para os profissionais da contabilidade, porque aborda temas fundamentais para o aprimoramento da classe contábil”.

Mário Elmir Berti - Abracicon

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, afirmou, no seu pronunciamento, que se sente honrado em presidir o maior evento a ser realizado para a categoria. “Em setembro, o Ceará será a capital da Contabilidade mundial”, enfatizou o presidente do CFC.

José Martonio Alves Coelho - Abracicon

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, representando o governador do estado, Camilo Santana, parabenizou a organização do CBC ao dizer que “esse grandioso congresso, feito com tanta determinação, certamente será um dos maiores já realizados no estado”.

Mauro Filho - Abracicon

Realizado a cada quatro anos, o Congresso Brasileiro de Contabilidade pretende reunir, de 11 a 14 de setembro de 2016, no Centro de Convenções do Ceará, cerca de 8 mil profissionais da contabilidade.

Lançamento 20º CBC

20º CBC em números

O Congresso vai reunir 8 mil profissionais da contabilidade de todo o País. Conheça, abaixo, como serão as atividades.

Ficha Técnica

20 º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Data: 11 a 14 de setembro

Público esperado: 8 mil congressistas

Atividades: 173

Workshops: 4

Painéis: 20

Apresentação de trabalhos: 140

Participação de Organismos Internacionais: 7. São eles: International Accounting Standards Board (Iasb), International Federation of Accountants (Ifac), Comité de Integración Latino Europa-América (Cilea), American Institute of Certified Public Accountants (Aicpa), Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), e Grupo Latinoamericano de Información Financiera Emisora Normas (Glenif).

Feira de Negócios e Oportunidades: Dos 100 estandes, 59 já foram comercializados. As empresas podem adquirir as cotas bronze, cobre, paládino, prata, ouro, platina ou diamante.

Inscrições

Até o momento, mais de 4.130 profissionais já se inscreveram. As inscrições estão abertas e podem ser parceladas. Mais informações podem ser obtidas no endereço cbc.cfc.org.br

Fonte: Portal CFC