Biografia de Marcelle Colares Oliveira

Biografia   |   Discurso de posse   |   Artigos  |   Currículo


marcelle-colaresCadeira: 35
Patrono: Kerginaldo Candido de Sousa – CE
Data de nascimento:
Naturalidade:
Data de eleição:

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1987); mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é professora associada II da Universidade Federal do Ceará e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria desta instituição.

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade financeira, responsabilidade social e governança corporativa e controladoria.

Atuou na contabilidade de diversas empresas dentre elas a Sadia S/A como líder de normas e procedimentos contábeis.

Responsável pela elaboração de Balanço Social de diversas empresas privadas, ONG, paraestatais, etc. é membro do Grupo Intergovernamental de Especialistas em Normas Internacionais e Relatórios (ISAR) das Nações Unidas (UNCTAD).

Membro da American Accounting Association; Academy of International Business; Academy of Management. É avaliadora de trabalhos de diversos eventos nacionais e estrangeiros: ANPCONT, ENANPAD, AIB, AOM, IAAER;

É também avaliadora de diversos periódicos nacionais e estrangeiros: RCF, RAUSP, RUC, RCO, Base, CGG, Contextus e Corporate Ownership and Control.

Participa do Corpo Editorial da Revista Interface da UFRN/CCSA. Participou do Comitê da Avaliação Trienal 2007-2009 da Capes da Área de Administração. É avaliadora ad hoc da Capes e do CNPq de projetos de editais desde 2010;

Participou da Comissão de Avaliação de Livros da Capes, em 2010; da Comissão de Avaliação da Capes de Minter-Dinter de 2011; da Comissão de Avaliação da Capes de APCN de 2011;

Participou de visitas de acompanhamento da Capes a PPG em 2012 e do Comitê Científico do Congresso Brasileiro de Contabilidade – 2012 do CFC; assessora Ad Hoc da Scielo avaliando periódicos para ingresso na Coleção SciELO Brasil;

Membro do Comitê de Acompanhamento do Relatório Integrado; líder da Área do Contexto Institucional do Ensino e da Pesquisa da Divisão ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE da ANPAD para o biênio 2013-2014.

Participa da Comissão de Avaliação da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da FUNCAP. É Editora Chefe da Revista Contextus da Universidade Federal do Ceará.