Verônica Cunha Souto Maior

veronica-souto-maior

Cadeira: 25

Patrono: Genival Ferreira da Silva – PE

Biografia

Verônica Souto Maior entrou na área contábil por acaso. Nascida em Recife (PE) e criada até os 15 anos em Aliança, uma cidadezinha do interior pernambucano, ela pretendia prestar vestibular para o concorrido curso de Ciências da Computação. Mas foi desestimulada pela orientadora pedagógica do colégio público onde estudava. A opção pelas Ciências Contábeis foi influenciada pela descrição de contabilidade feita por uma amiga, cuja mãe era auditora.

Quando me decidi pela contabilidade um dos meus irmãos, que hoje é engenheiro, indagou: “Contábeis? Um subcurso?”. Hoje, ele diz que não se lembra desse episódio”, brinca. Diante do sucesso profissional da irmã, é melhor esquecer mesmo.

Verônica iniciou a carreira aos 19 anos, como trainee em uma de auditoria independente, enquanto cursava o quarto período da graduação. Dois anos depois de concluir a faculdade, aos 23 anos, ela passou a ser colega de departamento de seus antigos professores na Universidade Federal de Pernambuco. Com apenas 24 anos, se tornou Mestre em contabilidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Acumula uma bagagem invejável. Na vice-presidências Técnica do CFC, participou de momentos decisivos para a modernização da contabilidade e auditoria no Brasil. Continua seu trabalho como docente. De onde vem a energia para dar conta de tantas responsabilidades?, ela responde: “Do amor pela profissão”.

 

Currículo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Sócia-diretora da empresa “Souto Maior Contadores Associados”; coordenadora Técnica do Comitê Gestor da Convergência no Brasil; coordenadora de operações do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis; coordenadora do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público do CFC; coordenadora do Grupo de Trabalho das Normas de Auditoria Governamental do CFC.

É membro da Comissão Estratégica do CFC do Exame de Suficiência; coordenadora do Grupo de Estudos do Código de Ética do CFC; coordenadora do Comitê Estratégico do Projeto XBRL e foi vice-presidente Técnica do CFC.