Currículo de Henrique Luz

Bacharel em Ciências Contábeis

Membro dos conselhos de administração e consultivo da Oi S.A., Grupo Maringá e da Racional Engenharia, respectivamente.

Conselheiro e Vice Presidente do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governaçca Corporativa.

Acadêmico Titular da Cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, desde 5 de dezembro de 2018.

Carreira de 43 anos ( até junho de 2018) com a PwC (anteriormente PricewaterhouseCoopers), sendo 32 anos como sócio líder de auditorias de grandes contas principalmente nos setores de Produtos de Consumo, Varejo, Aviação Comercial, Bancos, Serviços e outros, em empresas abertas (inclusive FPIs) e fechadas, em grupos nacionais e multinacionais. Nos últimos dez anos de carreira, atuou como Sócio Senior de Relacionamento em vários dos clientes prioritários da firma.

No escopo de suas funções executivas, liderou, por 24 anos, no Brasil, as atividades de estratégia, marketing/branding, expansão e penetração no mercado e desenvolvimento de negócios, inovação, clientes prioritários, grupos especializados nas indústrias e setores estratégicos, expansão e atendimento a empresas de controle familiar, desks de representação dos EUA, Coréia, China, Japão, Alemanha, Cingapura e Emirados Árabes. De 2007 a 2010, acumulou essas funções também para a América do Sul como um todo.

Em 2006, participou do grupo global de 7 sócios que concebeu e implementou os padrões comportamentais desejados para consultores em busca de relacionamentos duradouros com seus clientes, a partir de atributos da inteligência emocional e social.

Nesta dimensão, foi responsável no Brasil e na América do Sul pela implementação das metodologias de gestão de relacionamentos sustentáveis, inclusive de approach de negócio. Liderou, durante 10 anos, o atendimento às empresas dos setores de varejo e de produtos de consumo e de transporte aéreo, no Brasil e América do Sul, tendo antes liderado, no Rio de Janeiro, o setor financeiro.

Como parte de suas funções de liderança, participou como membro dos conselhos e comitês globais de liderança relacionados com suas responsabilidades (notadamente expansão, branding e estratégia).

Ainda como Líder, teve participação ativa na avaliação e escolha de candidatos a sócio de PwC Brasil desde 1994.

De 2013 a 2018, acumulou suas funções executivas com o programa de mentoria de sócios da PwC, colaborando ativamente como socio senior mentor para o desenvolvimento pessoal e profissional de mais de 20 sócios, de variadas senioridades e linhas de negócios, inclusive líderes. Tem também atuado, nos últimos 3 anos, como mentor de CEOs e CFOs em busca de crescimento de carreira.

Membro dos Comitês de Estratégia, Riscos, Capital humano e de Diversidade na PwC Brasil. De 2012 a 2018, atuou como membro do “Editorial Board” da PwC Global CEO Survey, anualmente divulgada em Davos. Adicionalmente, de 2002 a 2018, foi membro do Conselho Editorial da Revista CEO.

Experiência profissional de 2 anos atuando na PwC em Londres, UK, no contexto de seu programa de desenvolvimento de carreira (1979-1981).

Certificado como Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Também, é membro do NACD – National Association of Corporate Directors, EUA.

Dispute Mediator, Harvard Law School, 2017

Palestrante e painelista em diversos congressos, fóruns, seminários e conclaves sobre Governança Corporativa e aspectos comportamentais em Conselhos de Administração e Consultivos. Colunista permanente das revistas Capital Aberto e Plurale em temas relacionados com Ética e Governança.

Atualmente:

Conselheiro e VP do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

Membro do Conselho de Administração do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças

Anteriormente:

Membro da Comissão de Estratégia do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

Membro da Comissão Organizadora dos Congressos Anuais do IBGC

Presidente do Conselho de Administração do IBEF-SP (2 gestões, 2013-2016)

Presidente do Conselho Nacional do IBEF (2010-2011)

Presidente do Conselho Diretor da ANEFAC-Rio – Associação Nacional de Executivos de Finanças e Contabilidade (1987-1988)

Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (1988-1989)

Vice-Presidente da 3° Seção Regional (Rio de Janeiro) do Ibracon – Instituto Brasileiro de Auditores Independentes  (1986-1987)

Segmento Cultural

Atualmente:

Membro do Conselho Deliberativo do MAM-SP – Museu de Arte Moderna de São Paulo (desde 1995)

Membro do Conselho Deliberativo do MAM-Rio (desde 2005)

Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (desde 1987)

Anteriormente:

Membro do Conselho da Fundação Botânica Margaret Mee (1987-1988)

Segmento Social e Outros