Nova identidade visual

Como evolução natural de um projeto que se solidifica a cada edição, a nova identidade visual do Encontro Nacional de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis traz a ideia de conexões, cognição e evolução. Um somatório de expertises, um encontro de grandes mentes, cérebros que influenciam e multiplicam a aprendizagem contábil no País.


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que congrega, atualmente, mais de 520 mil profissionais da contabilidade e mais de 60 mil organizações contábeis, realizará, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), e sob a organização da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), o XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (XI ENCPCCC), no dia 29 de setembro de 2018 (sábado), em São Paulo/SP.

O Encontro tem como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais e as tendências mundiais do ensino da contabilidade, proporcionando aos profissionais da área oportunidades singulares de aprimoramento e crescimento; além de tratar de forma aprofundada das questões relativas à evolução da Ciência Contábil e o conflito de gerações.

O ENCPCCC acontece anualmente e tem por objetivo aproximar o Sistema CFC/CRCs da realidade das Instituições de Ensino Superior (IES), discutir a qualidade do ensino e as tendências da profissão, além de debater os principais desafios do ensino do curso em Ciências Contábeis no País.

A XI edição do Encontro terá como lema “Inspirar, Educar e Evoluir”, que direcionará o foco dos painéis e dos temas a serem discutidos, oferecendo aos participantes do Encontro a oportunidade de consolidação de entendimentos técnicos, social e político.

A primeira edição do evento aconteceu em 2006, em Brasília. Inicialmente, o Encontro previa a participação, somente, dos Coordenadores do curso de Ciências Contábeis, mas em 2012, visando ampliar o escopo do projeto, agregaram-se, também, os professores.

 

Veja como chegar

 

HISTÓRICO DA REALIZAÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2018 – São Paulo/SP.
  • X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2015 – Belo Horizonte/MG.
  • IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2014 – Brasília/DF.
  • VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2013 – Porto Alegre/RS.
  • VII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2012 -Belém/PA.
  • VI Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2011 -Fortaleza/CE.
  • V Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2010 -Brasília/DF.
  • IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2009 -Brasília/DF.
  • III Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2008 – Gramado/RS.
  • II Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2007 – Brasília/DF.
  • Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2006 – Brasília/DF.

 

JUSTIFICATIVA

A Lei n.º 12.249/2010 definiu como competência dos Conselhos de Contabilidade a promoção da educação continuada, que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade, como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil.

A educação continuada é o ato de atualizar e aprimorar o conhecimento – premissa básica para atuação em qualquer mercado profissional.

O Conselho Federal de Contabilidade tem, em seu plano de trabalho, a previsão de realização, a cada dois anos, do Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC).

O CFC, visando acompanhar os movimentos da economia mundial e a evolução do processo educativo ao padrão global, fomenta, por meio de gestão orçamentária e financeira, investimentos na qualificação do profissional e da Ciência Contábil no País, seja de forma direta ou indireta.

Cumprir a missão do CFC que é inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público.

 

PÚBLICO-ALVO

Coordenadores e professores dos cursos de Ciências Contábeis, gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) e dirigentes pedagógicos.

Estima-se a participação de até 300 participantes do evento.

 

OBJETIVO GERAL

Promover o debate com os coordenadores e professores dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil, no que se refere à superação no ensino da Contabilidade, aprofundando nas questões da evolução da Ciência Contábil, do ensino e do conflito de gerações.