O Prêmio Olivio Koliver tem o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, além de prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, Olivio Koliver, falecido em 2009.

O Prêmio é concedido ao melhor artigo selecionado entre os publicados na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), editada pelo CFC. A banca examinadora do Prêmio Olivio Koliver é composta por cinco membros, com a renovação a cada dois anos, seguindo sempre a seguinte composição: dois do Conselho Editorial da RBC; dois do Conselho Político ou Editorial da REPeC; e um a ser definido pela presidência do CFC.

Já foram realizadas quatro edições do Prêmio. A primeira em 2014, na sede do CFC, em Brasília (DF); a segunda, em 2015, no X Encontro Nacional de Professores e Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, realizado em Belo Horizonte; a terceira edição, 2016, no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, ocorrido em Fortaleza, 2017, a quarta na reunião plenária do CFC, realizada no dia 24 de novembro de 2017.

Encontra-se em elaboração, pelo Comitê Editorial da RBC, o regulamento da premiação.