Secofem Alagoas

II Secofem acontece em Maceió – AL

Começou na última segunda-feira (15/06) a II Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (II Secofem), em Maceió (AL). Realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Semana oferece capacitação, em diversas áreas da contabilidade pública, para gestores e profissionais que atuam no setor.

A cerimônia de abertura contou com a participação do governador do Estado de Alagoas, Renan Calheiros Filho; do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho; da controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Otávio Lessa; do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo; do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Carlos Christian Reis Teixeira; e do coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Leonardo Silveira do Nascimento, representando a subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Dantas Milhomem; entre outras autoridades.

Durante o seu discurso, o governador destacou os esforços que têm sido feitos pelo Estado para capacitar os funcionários da administração. “Na área específica da contabilidade aplicada ao setor público e da responsabilidade fiscal, este evento é mais uma das iniciativas, todas extremamente positivas, para introduzir e fazer circular, no aparelho administrativo de Alagoas, técnicas inovadoras, novas linguagens e tecnologias para lidar com as contas públicas”, afirmou Renan Filho.

O presidente José Martonio Alves Coelho ressaltou, por sua vez, que um dos maiores objetivos do CFC tem sido buscar a conscientização das entidades sobre a importância do profissional da contabilidade como aliado do gestor público e como agente de proteção da sociedade. “Temos implementado ações efetivas para que o trabalho dos profissionais se torne um instrumento eficaz de controle e orientação útil para o desenvolvimento e o progresso do país”, disse.

Para Martonio Coelho, tornou-se imprescindível que a Contabilidade Aplicada ao Setor Público integre as diversas agendas no âmbito governamental. Segundo o presidente do CFC, este é um tema que interessa não somente a governos e profissionais, mas também à sociedade em geral.

A controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, também falou na abertura do evento. “Como contadores, temos o dever de sermos éticos em nossos registros e, como Governo, temos a obrigação de priorizar o efetivo controle interno e preventivo, evitando o desperdício dos recursos públicos, cuidando para a sua correta aplicação”, frisou.

Nesse sentido, Maria Clara – que também é presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) –, entende que o profissional da contabilidade é o elo entre a instituição e o gestor.

“Nosso trabalho, hoje, no Governo, tem sido sedimentado nos alicerces da transparência, da proximidade entre governo e sociedade e da ética”, afirmou ela.

Ainda na abertura do evento, o presidente do TCE-BA fez palestra sobre os 15 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal. A cerimônia contou também com a apresentação do tradicional grupo Transart, que usa elementos dos folguedos e danças do folclore alagoano em seus shows.

Capacitação

A II Secofem é dividida em 21 oficinas ministradas por técnicos do Tesouro Nacional.  “O aperfeiçoamento dos gestores públicos e profissionais da área contábil é uma forma de valorização do papel da contabilidade como fator de proteção da sociedade”, afirma Maria Clara.

As oficinas da Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios ocorrerão no Centro Universitário Tiradentes (Unit). Cerca de 500 profissionais da contabilidade de diversos Estados do país se inscreveram para participar do evento.

Para este ano, estão previstas também capacitações em Curitiba e no Rio de Janeiro.

Fonte: CFC.