Maria Clara Cavalcante Bugarim

Cadeira: 18

Patrono: Maria Clara Cavalcante Bugarim – AL
Data de nascimento: 05/10/1963
Naturalidade: União dos Palmares – AL
Data de eleição: 19/11/2009

Biografia

Maria Clara Bugarim é Alagoana, natural de União dos Palmares, detentora de três graduações (Ciências Contábeis e Administração, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió; e Direito, pela Universidade de Fortaleza) e duas especializações em Auditoria e Administração em Recursos Humanos, pelo Centro Universitário Cesmac-Fejal. Tornou-se mestre em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade de São Paulo, e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu, ainda, o seu segundo doutorado em Contabilidade, pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade do Minho, ambas em Portugal.

Conhecida por sua determinação e por quebrar paradigmas, desde muito cedo vem ocupando posições de destaque nas áreas governamental, acadêmica e das entidades de classe, assumindo com brilhantismo cargos até então nunca ocupados por mulheres.

Em Alagoas, atuou como Auditora-Geral do Estado; Técnica de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado; Diretora Financeira do Instituto de Previdência (Ipaseal); Secretária de Assistência Social do Município de Santana do Mundaú (AL); e Presidente da Associação dos Servidores do Ipaseal.

Em Fortaleza, destaca-se por sua competente atuação docente no Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza, com inúmeros trabalhos voltados à modernização e à excelência  dos cursos de Ciências Contábeis. Atuou, ainda, na Direção do Centro de Comunicação e Gestão desta instituição.

Com uma vida profissional marcada pela arrojada atuação nas entidades de classe, presidiu por duas gestões o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998 a 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (2002 a 2005) e o Conselho Federal de Contabilidade (2006 a 2009).

Em decorrência de sua luta pelos direitos e garantias da classe contábil, foi agraciada com inúmeras homenagens, sendo merecedora de várias condecorações e títulos.

O reconhecimento pelo seu trabalho rendeu-lhe os seguintes Títulos de Cidadania dos Estados: Pará; Paraíba; Piauí; Mato Grosso; Rio Grande do Norte e Sergipe; e das cidades de Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Fortaleza (CE), Maceió (AL); São Luís (MA) e Santana do Mundaú (AL).

Foi agraciada, ainda, com as seguintes honrarias:

Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira” (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás); Medalha Brasão D`Armas de Belém (Câmara Municipal de Belém-PA); Medalha Honra ao Mérito Pedro Tobias Duarte (CRCPI); Medalha Presidente Aníbal de Freitas (Sescon-SP e Aescon-SP); Membro Honorífica da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (Acaderncic); Comenda Zumbi dos Palmares (Câmara Municipal de União dos Palmares-AL); Prêmio Personalidade Contábil Nacional de 2010 (Jornal Indústria e Comércio do Paraná); XXVI Prêmio Anefac Profissional do Ano de 2010 (Associação Nacional dos Executivos de Finanças – Anefac); Título de Personalidade do Ano de 2007 (Fecontesp); Membro Honorário (Academia Pernambucana de Ciências Contábeis); Prêmio Professora Diana Cury (Câmara Municipal de Franca – CRCSP); Menção Honrosa (CRCES); Medalha Mérito Científico Contábil (Instituto Cultural e de Perícia Técnico-Científica da Bahia); Honra ao Mérito Contábil (CRCPI); Medalha de Honra ao Mérito Contábil Professor Ulisses Celestino de Góis (CRCRN); Medalha Honra de Mérito Acadêmico Professor Doutor José Francisco Ribeiro Filho (Apecicon); foi a primeira mulher a receber a mais alta e importante comenda da Ciência Contábil brasileira, a medalha do Mérito Contábil João Lyra, outorgada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade; e no dia 25 de abril de 2017, recebeu o Título Honorífico de Cidadã Cearense.

Autora de inúmeros artigos científicos, livros e de trabalhos técnicos publicados em congressos e convenções, Maria Clara reúne em seu currículo a realização de inúmeras palestras em eventos no Brasil e no exterior.

Com atuação em entidades nacionais e internacionais, é Controladora-Geral do Estado de Alagoas; Vice-Presidente de Relações Institucionais da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) (2013 a 2017); Assessora Técnica da International Federation of Accountants (Ifac); e Empresária Contábil.

Atualmente, Maria Clara ocupa as cátedras n.º 194 da Academia Nacional de Economia (ANE) e a de n.º 5 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), onde, preside a entidade até 2017.

Também ocupa o cargo de presidente da Associação Interamericana de Contabilidade – AIC (2019-2021)

Currículo resumido

Possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela UFSC, e o outro em Contabilidade, pela universidade do Aveiro/Minho, em Portugal; é graduada em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e em Direito. É especialista em Administração de Recursos Humanos e em Auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP, foi Controladora do Estado de Alagoas, presidiu o CRCAL, a FBC e o CFC por dois mandatos consecutivos. Foi presidente da AIC – Associação Interamericana de Contabilidade.

Atualmente, é presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Interamericana de Contabilidade, assessora Técnica da IFAC e vice-presidente do CILEA (Comité de Integración Latino Europa-América).

Detentora de diversos títulos de cidadania e medalhas, destaca-se por ser a primeira mulher a receber a mais alta e importante comenda da Ciência Contábil brasileira, a Medalha do Mérito Contábil João Lyra, outorgada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Acesse o ‘Livreto Mérito Contábil João Lyra’ por aqui
Acesse o currículo completo de Maria Clara Bugarim por aqui

Discurso de posse

Ao longo da minha vida, venho colecionando alguns desafios, mas confesso que nenhum deles foi maior do que o de conquistar o assento em uma das dignas Cadeiras da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, onde se faz presente uma plêiade de intelectuais que trabalham pelo engrandecimento da cultura contábil brasileira, destacando-se pensadores de alto quilate, pesquisadores, escritores, autores de livros e detentores da medalha João Lyra.

Mas por obra do destino, ou mesmo pela benevolência divina, hoje tenho a honra de não somente assumir a Cátedra n.º 18, como acadêmica e patrona, mas também de dirigir esta egrégia Casa de Pensadores, que hoje carinhosamente me abraça e que deposita suas expectativas no meu trabalho.

Ao ver-me alçada como neo-acadêmica a essa distinta turma, com tão proeminentes profissionais da contabilidade, portadores de notório saber, renome e sapiência, que me acolhem com a máxima deferência, comungo, por dever, a minha indisfarçável emoção nesta magna Solenidade para assumir tão elevado posto.

Diante desta elite cultural, formada por 80 imortais, em um ato de reconhecimento pelo apoio, não posso me furtar de fazer um agradecimento especial àqueles que indicaram o meu nome para compor esta Academia.

Sem medo de errar, considero que o meu ingresso nesta prestigiosa entidade é fruto da generosidade, especialmente, dos amigos Antoninho Marmo Trevisan e professor Antônio Lopes de Sá.

Tenho a mais absoluta certeza em afirmar que esta nova administração, na qual me incluo, encontra-se plenamente preparada para assumir o compromisso que doravante recairá sobre suas mãos, qual seja o de promover a valorização educacional, cultural e profissional e o desenvolvimento filosófico, científico e tecnológico das Ciências Contábeis.

Ao ingressar nesta agremiação de notáveis e ao estar ciente dos desafios que este nobre encargo me impõe, tenho por primordial e ingente compromisso trabalhar pela implantação das Academias Regionais em cada unidade da Federação, com a finalidade de disseminar e fomentar a cultura contábil local, visando ao fortalecimento e à valorização da classe contábil brasileira.

Imbuídos desse espírito renovador, trabalharemos também, entre outras frentes, para o fortalecimento de nossa imagem institucional, estreitando os laços com o Conselho Federal de Contabilidade, a Fundação Brasileira de Contabilidade, as Instituições de Ensino Superior e todo o sistema contábil brasileiro.

Meus caros confrades e colegas,

Desde a sua fundação, em 1980, em Curitiba (PR), pelo contador Ivo Malhães de Oliveira, a Abracicon vem se mantendo fiel a um de seus maiores objetivos, que é a busca do investimento permanente no “patrimônio intelectual” de nossa classe. Esse é o nosso papel enquanto Academia!

Nesse sentido, coloco-me à disposição dos nobres imortais para a realização de ações salutares e, dessa forma, desenvolvermos grandes oportunidades de crescimento dos profissionais.

Assumo, pois, o compromisso, como fiel colaboradora, de zelar pelo nome desta egrégia Casa e de trabalhar para a consolidação das Ciências Contábeis como a profissão deste século.

Por fim, resta-me, neste momento, expressar o meu mais sincero “Muito Obrigada” pela prodigalidade com a qual o escol das Ciências Contábeis brasileira teve a condescendência de me conferir.

Artigos / Livros

Artigos completos publicados em periódicos

1. MATOS, F. R. N. ; BUGARIM, M. C. C. ; BAPTISTA, M. M. R. T. ; MESQUITA, R. F. ; MACHADO, D. Q. . Serendipity and Grounded Theory: a Possible Dialogue in Hawthorne?s Scenario. American International Journal of Contemporary Research (Print), v. 5, p. 100-107, 2015.

2. MACHADO, D. Q. ; BUGARIM, M. C. C. ; RODRIGUES, L. L. ; PINHO, J. C. C. . Análise Histórica dos Resultados do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 6, p. 121-136, 2014.

3. BUGARIM, M. C. C.; MATOS, D. M. ; MATOS, F. R. N. ; MACHADO, D. Q. ; FERREIRA, E. F. C. . Governança corporativa na saúde suplementar: estudo de caso em uma operadora de plano de saúde. Pensamento & Realidade, v. 29, p. 19-39, 2014.

4.  BUGARIM, M. C. C.; PINHO, J. C. C. ; RODRIGUES, L. L. . Ações do Conselho Federal de Contabilidade no Desenvolvimento da Contabilidade Brasileira. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 5, p. 134-151, 2013.

5.  TASSIGNY, MÔNICA MOTA ; BRASIL, MARCUS VINICIUS DE OLIVEIRA ; BUGARIM, M. C. C. ; NOGUEIRA, FÁBIO LUIZ BENÍCIO MAIA . Blog: ferramenta estratégica de comunicação organizacional. Revista de Administração da UFSM, v. 5, p. 262-276, 2012.

6.  MACHADO, D. Q. ; MATOS, F. R. N. ; BUGARIM, M. C. C. . A Influência das Práticas de Gestão de Pessoas na Qualidade de Vida dos Funcionários: uma Análise nas 150 Melhores Empresas para Trabalhar. Revista UNIABEU, v. 5, p. 108-122, 2012.

7.  Maria Clara C. Bugarim; MATOS, D. M. ; MATOS, F. R. N. ; DUARTE, R. G. ; MACHADO, D. Q. . Jogos de Empresas na Relação Ensino- Aprendizagem: uma Avaliação na Formação do Bacharel em Ciências Contábeis. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 4, p. 63-77, 2012.

8.  BUGARIM, M. C. C.; MENEZES, J. B. ; COELHO, J. M. A. . A expansão da responsabilidade civil na sociedade de riscos. Scientia Iuris (UEL), v. 15, p. 29-50, 2011.

9. SESERING,S. ; MARTINS, A. R. ; BUGARIM, M. C. C. ; JULIANI,J.P . A gestão do conhecimento como ferramenta para micro,pequenas e médias empresas. InterScience Place, v. 4, p. 27, 2011.

10. SILVA, T. L. ; OLIVEIRA, M. C. ; ARAUJO, O. C. ; BUGARIM, M. C. C. . Etapas e Dificuldades de Elaboração do Balanço Social de Organizações não Governamentais: um estudo de caso. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 5, p. 1-20, 2011.

11. BUGARIM, M. C. C.; MARTINS, A. R. ; Rafael Lipisnki Paes . Análise da Eficiência de Sistemas produtivos Através de uma abordagem Mista Manufatura Enxuta- Simulação Estocástica. Revista do IST, v. 11, p. 6, 2011.

12. Franclin Costa do Nascimento ; Ivana Costa Martins ; Maria Clara C. Bugarim ; MARTINS, A. R. . A Ação TEC NEP ? Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas como ferramenta de inclusão nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. InterScience Place, v. 4, p. 2, 2011.

13. CAVALCANTE, D. S. ; AQUINO, L. D. P. ; LUCA, M. M. M. ; PONTE, V. M. R. ; Maria Clara C. Bugarim . Adequação dos Currículos dos Cursos de Contabilidade das Universidades Federais Brasileiras ao Currículo Mundial de Contabilidade e o Desempenho no ENADE. Pensar Contábil. Pensar Contábil, v. XIII, p. 42, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições

1. Maria Clara C. Bugarim; TASSIGNY, MÔNICA MOTA (Org.) . Coletânea Didática no Ensino Superior I: Didática e Casos de Ensino. 1. ed. Fortaleza/CE: Universidade de Fortaleza, 2014. v. 1000. 252p .

2. MENDONCA, M. L. C. A. E. ; PACOBAHYBA, F. M. O. M. C. ; COELHO, J. M. A. ; BUGARIM, M. C. C. ; ALMEIDA, S. N. C. ; CARMO, V. M. . Direito Constitucional tributário Contemporâneo. 1ª. ed. Florianópolis: Conceito, 2013. v. 2000. 418p .

3. BUGARIM, M. C. C.; Juarez Domingues Carneiro ; José Odilon Fautino ; José Joaquim Boarim . Gestão Pública Responsável – Uma abordagem do sistema CFC/CRC’s. 000. ed. Curitiba: Juruá, 2011. v. 3000. 104p .

4. BUGARIM, M. C. C.. Exame de Qualificação Técnica para Auditores Independentes. , 2009. v. 5000. 544p .

5. BUGARIM, M. C. C.. Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. , 2009. v. 3000. 187p .

6. Juarez Domingues Carneiro ; Ana Tércia Lopes Rodrigues ; Maria Luciana Schwabe de Morais ; BUGARIM, M. C. C. ; José Antonio de França ; José Joaquim Boarim . Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Brasilia: Fundação Brasileira de Contábilidade, 2008.

Capítulos de livros publicados

1. MACHADO, D. Q. ; CARVALHO, C. C. ; ARAUJO, R. T. ; BUGARIM, M. C. C. . Os Novos Desafios para a Prática do Ensino a Distância no Brasil. In: Maria Clara Cavalcante Bugarim, Monica Mota Tassigny. (Org.). Coletânea Didática no Ensino Superior I: Didática e Casos de Ensino. 1ed.Fortaleza/CE: Universidade de Fortaleza, 2014, v. 1000, p. 145-164.

2. BUGARIM, M. C. C.; COELHO, J. M. A. . O Custo dos Direitos e suas Implicações com a Função Fiscal do Estado. In: Maria Lírida Calou de Araújo e Mendonça, Fernanda Mara de O. M. Carneiro Pacobahyba, José nartonio Alves Coelho, Maria Clara Cavalcante Bugarim, Saulo Nunes de Carvalho Almeida, valter Moura do Carmo. (Org.). Direito Constitucional Tributário Contemporâneo. 1ed.Florianópolis: Conceito, 2013, v. 1º, p. 213-227.

3. COELHO, J. M. A. ; BUGARIM, M. C. C. . A Garantia dos Direitos Autoriais e a Discurssão Sobre sua Eventual Função Social. In: Ana Rita Nascimento Cabral, Nathalie de Paula Carvalho, José Martônio Alves Coelho e Valter Moura do Carmo. (Org.). As Garantias da Propriedade e as Intervenções Estatais. 22ed.Curitiba/PR: Juruá Editora, 2011, v. , p. 156-168.

4. BUGARIM, M. C. C.; Paulo Herique Feijó . Portaria MF 184/2008: um marco para implantação do Novo Modelo de Contabilidade Aplicada ao setor Público. rbc Revista Brasileira de Contabilidade. Brasilia: Conselho Federal de Contabilidade, 2008, v. 16000, p. -.

5. BUGARIM, M. C. C.; VASCONCELOS, A. M. C. ; MATOS, D. M. . O Papel da Assessoria Pedagógica na Formação Docente: Estudo de Caso Sobre a Experiência da Formação de Professores no Centro de Ciências Administrativas (CCA) na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). In: Wilhelmus Jacobus Absil. (Org.). Temas Pedagógicos – Pedagogia Universitária IV: Docência, Qualificação Profissional e Práticas Avaliativas na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. : , 2008, v. 500, p. 43-49.

6.  BUGARIM, M. C. C.. Analise da Fiscalização do exercicio profissional e sua influencia no programa de educação continuada do Sistema CFC/CRCs.. In: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará. (Org.). A Pesquisa Contábil no Estado do Ceará+-. 1ed.Fortaleza: Premius, 2003, v. 01, p. 113-117.

Textos em jornais de notícias/revistas

1. BUGARIM, M. C. C.; CAVALCANTE, D. S. ; AQUINO, L. D. P. ; LUCA, M. M. M. ; PONTE, V. M. R. . Adequação dos Currículos dos Cursos de Contabilidade das Universidades Federais Brasileiras ao Currículo Mundial de Contabilidade e o Desempenho no ENADE. Pensar Contábil, 01 jan. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. Maria Clara C. Bugarim. Subvenções Governamentais no Brasil: Um Estudo sobre o Papel da Auditoria e da Divulgação. In: XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2016, Idanha-a-Nova. Anais da XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científic, 2016.

2. PESSOA NETO, W. A. ; MATOS, F. R. N. ; MACHADO, D. Q. ; BUGARIM, M. C. C. ; SENA, A. M. C. . Empreendedorismo Coletivo e Aprendizagem: um Estudo no Arranjo Produtivo Local Arte Cerâmica Vermelha de Teresina, Piauí.. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 2013, Rio de Janeiro/RJ. Anais do XXXVII Encontro da ANPAD, 2013.

3. MACHADO, D. Q. ; PESSOA NETO, W. A. ; MATOS, F. R. N. ; SENA, A. M. C. ; BUGARIM, M. C. C. . A Atuação de Atores Críticos em Ações de Empreendedorismo Coletivo. In: XVI SEMEAD Seminários em Administração, 2013, São Paulo/SP. Anais do XVI SEMEAD, 2013.

4. MACHADO, D. Q. ; MELO, A. N. ; MATOS, F. R. N. ; BUGARIM, M. C. C. . O Comportamento Empreendedor Feminino em Ações de Empreendedorismo Coletivo: O Ofício das Rendeiras de Ilha Grande/PI. In: XVI SEMEAD Seminários em Administração, 2013, São Paulo/SP. Anais do XVI SEMEAD, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

1. Maria Clara C. Bugarim; OLIVEIRA, O. V. . A Evolução da Contabilidade no Brasil. In: XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2014, Fortaleza/CE. Anais do XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2014.

2. BUGARIM, M. C. C.; OLIVEIRA, O. V. . A Evolução da Contabilidade no Brasil: Legislações, Órgãos de Fiscalização, Instituições de Ensino e Profissão. In: XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, 2014, Resende – RJ. Anais do XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, 2014.

3. DUARTE, R. G. ; MACHADO, D. Q. ; MATOS, F. R. N. ; BUGARIM, M. C. C. ; MATOS, D. M. . Utilização de Jogos de Empresas na Formação do Bacharel em Ciências Contábeis. In: XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2012, Fortaleza/CE. Anais do XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)

1.  BUGARIM, M. C. C.. Contabilização de derivativos nas empresas não financeiras brasileiras. IX Encontro de Iniciação a Pesquisa, Fortaleza- Ceará, p. 426-426, 2003.

Artigos aceitos para publicação

1. BUGARIM, M. C. C.; MARTINS, A. R. ; Graseano Schulze ; Rafael Lipisnki Paes . Análise da Eficiência de Sistemas produtivos Através de uma abordagem Mista Manufatura Enxuta- Simulação Estocástica. Revista do IST, 2012.

2. BUGARIM, M. C. C.; Franclin Costa do Nascimento ; Ivana Costa Martins ; MARTINS, A. R. . A Ação TEC NEP ? Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas como ferramenta de inclusão nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.. InterScience Place, 2011.

3. BUGARIM, M. C. C.; Ivana Costa Martins ; José Olavo Bueno dos Passos . O Princípio do Contraditório no Inquérito Policial. InterScience Place, 2011.

4. BUGARIM, M. C. C.; Paulo Henrique Feijó . Portaria MF 184/2008: um marco para implantação do Novo Modelo de Contabilidade Aplicado ao Setor Público. Revista Brasileira de Contabilidade, 2008.