Biografia de Mariano Yoshitake

Biografia   |   Discurso de posse   |   Artigos  |   Currículo


mariano-yoshitake

Cadeira: 64
Patrono: Mariano Yoshitake – SP
Data de nascimento: 25/10/1940
Naturalidade: Ibitinga – SP)
Data de eleição:

Mariano Yoshitake é paulista, natural de Ibitinga, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1968), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1990).

Tem experiência nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Auditoria, Tributos, Finanças e Administração, com ênfase em Teoria do Controle Gerencial ou de Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de administração e contábeis, controle de gestão, tributação, contabilidade gerencial, contabilidade financeira, contabilidade de custos, auditoria, metodologia de pesquisa, custo sequencia e plano-sequencia e finanças corporativas.

Na área executiva, ocupou cargos de Contador, Controller e Diretor Financeiro, em empresas nacionais e multinacionais. Na área acadêmica, atualmente leciona na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, nos cursos de graduação em Ciências Contabeis e no Mestrado em Administração da Universidade Ceuma.

Autor de inúmeros artigos científicos, livros e de trabalhos técnicos publicados em congressos e convenções, Mariano Yoshitake reúne em seu currículo a realização de inúmeras palestras em eventos no Brasil e no exterior. Publicou seu primeiro livro em 1984, pela editora IOB, o “Manual de Controladoria Financeira”, atualmente possui doze livros publicados.

Atualmente, Mariano Yoshitake ocupa a cátedras n.º 64 e é patrono da mesma na Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).