Biografia de Antoninho Marmo Trevisan

Biografia   |   Discurso de posse   |   Artigos  |   Currículo


Antonino-marmoCadeira: 41
Patrono: Antoninho Marmo Trevisan – SP
Data de nascimento: 30/03/1949
Naturalidade: São Paulo
Data de eleição:

Fundou em 1983 a Trevisan Auditores e Trevisan Outsourcing e foi seu presidente por 26 anos.

Titular da Secretaria de Controle de Empresas Estatais – SEST do Ministério do Planejamento em 1986/ 87 do governo  José Sarney.

Fundou e preside o Comitê Gestor da ONG Ação Fome Zero. Conselheiro atuante do CDES-Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e de Economia; membro da Academia Paulista de Contabilidade; e do conselho do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. Membro do MBC – Movimento Brasil Competitivo; do Conselho Superior de Economia – COSEC da Fiesp; e membro nato do Conselho da FBC – Fundação Brasileira de Contabilidade.

Delegado do Brasil no Conselho Empresarial Brasil-Reino Unido do Ministério das Relações Exteriores do governo Fernando Henrique Cardoso. Coordenador do Grupo de Concessões Públicas e Privatizações no Fórum Paulista de Desenvolvimento do governo Luiz Antonio Fleury.

Coordenador da Comissão Empresarial sobre a Nova Proposta de Reforma Tributária da Fiesp.

Colaborador da Assembleia Constituinte defendendo o tema “Estatais e seu Controle pela Sociedade” na Comissão da Ordem Econômica.

Representante do Conselho Federal de Contabilidade no Congresso Nacional sobre a Reforma Tributária e Reforma do Sistema Financeiro Nacional e sobre as alterações na legislação aplicável às empresas brasileiras.

Participa quinzenalmente, como articulista, na coluna do jornal Brasil Econômico. Participou da coluna semanal Linha de Frente na Rádio Jovem Pan de São Paulo – 2002 a 2003 e manteve coluna semanal na Rádio Eldorado de São Paulo e no Jornal da Tarde, abordando temas ligados ao mundo empresarial – 1995 a 1988.

Colaborador, de artigos e entrevistas, em jornais e revistas do Brasil e do exterior. Possui mais de 400 artigos e trabalhos publicados sobre gestão pública e privada, privatização, reforma administrativa e tributária, organização e controle do setor público, gestão contábil e financeira das empresas. Temas esses debatidos em congressos, fóruns universitários, empresariais e políticos, entidades de classe e meios de comunicação.