Abracicon entrega Prêmios por excelência em Pesquisa Contábil
Em solenidade realizada no dia 12 de dezembro, durante a reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade, a Abracicon concedeu o prêmio Pesquisa em Ciência Contábil – Prêmio Saber Contábil aos três primeiros lugares.
O projeto foi realizado com a participação de todas as Academias de Ciências Contábeis do Brasil, que receberam em seus estados os artigos e indicaram os mais bem avaliados. Ato contínuo, os artigos foram encaminhados à Comissão Organizadora da Abracicon, que teve por responsabilidade avaliá-los e definir os três finalistas, conforme o que está estabelecido em edital.
As agraciadas com suas pesquisas são do Estado de Goiás (1º e 3º lugares), contempladas pela Academia Goiana de Ciências Contábeis (Agocicon), e do Estado de Pernambuco (2º lugar), escolhida pela Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon).
A solenidade de premiação contou com a participação da contadora e acadêmica Sandra Maria de Carvalho Campos, na oportunidade representando a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o diretor Financeiro, professor doutor Antonio de França, que é o idealizador do projeto.
Também participaram da entrega do prêmio os integrantes da Comissão organizadora do Prêmio Saber Contábil, os professores doutores Vicente Pacheco e Eduardo Tadeu, ambos acadêmicos da Abracicon.
Premiação – O professor Vicente Pacheco entregou o prêmio a ganhadora do 3º lugar para o trabalho intitulado “A Relação entre o Índice ESG e o Risco de Fraude nas Empresas da B3″, de autoria de, Thaís Sousa Costa e Sara Alves Nogueira com a orientação da professora Jheneffer Silva Santos Duarte, da Faculdade Unida de Campinas – FacUnicamps.
O professor Eduardo Tadeu, por sua vez, entregou o prêmio de 2º lugar para o trabalho intitulado “Percepção dos Docentes quanto à Participação Social ao Acesso e Conhecimento sobre os Recursos Financeiros Realizados no Orçamento Público para as Instituições de Ensino Superior”, de autoria de Marília Almeida Ferreira Mota e Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, esta última professora do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis. Ambas são da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Por fim, a acadêmica Sandra Campos fez a entrega da premiação ao 1º lugar. O trabalho intitulado “A Ascensão da Inteligência Artificial no Ambiente Corporativo sob a Ótica dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis”, é de autoria de Stefanny Macedo Rodrigues, que teve a orientação da professora Ana Paula de Moraes, da Universidade Alves Faria (Unialfa).
Ao parabenizar as vencedoras por suas respectivas premiações, a contadora Sandra Campos enfatizou “a importância de iniciativas como essas para o desenvolvimento de discentes dos cursos de Ciências Contábeis”.
O prêmio – Em sua primeira edição, o Concurso de Pesquisa em Ciência Contábil – Prêmio Saber Contábil, cujo lema é “Abraçando Talentos com o Reconhecimento”, tem por finalidade estimular e incentivar a pesquisa acadêmica, teórica e empírica, na graduação em Contabilidade, como um dos meios de preparação para o mercado de trabalho.