Acadêmico Adeildo Osório
Adeildo é alagoano de nascimento, pernambucano de registro e baiano por adoção. Atualmente, ocupa a cadeira n.º 87 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), onde tomou posse no dia 26 de julho de 2023, em uma belíssima solenidade no Fera Palace Hotel, em Salvador/BA, presidida pela presidente Maria Clara Bugarim. A formação acadêmica inicial foi em Ciências Econômicas, quando, durante muitos anos, exerceu a profissão de economista, atuando em projetos industriais para a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e para instituições de fomento de crédito. Ainda durante o curso de Economia, as disciplinas que cuidavam de Contabilidade lhe despertavam um profundo interesse.
Portanto, caminhar para uma nova graduação no campo das Ciências Contábeis foi um caminho natural, na busca da uma nova camada de conhecimento.
O ingresso na profissão contábil lhe trouxe uma nova perspectiva de vida, com a criação de uma firma de auditoria, que já tem mais quarenta anos de fundação, com mais de cinquenta funcionários. Veio então, a partir daí, o engajamento com movimento político da profissão e o mundo acadêmico universitário.
Na política classista, exerceu vários cargos, sendo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia por quatro mandatos, destacando suas gestões por várias ações, tais como a criação da Medalha Militino Martinez, a criação do Prêmio Jovem Cientista da Contabilidade, a realização na cidade do Salvador, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, do XIV Congresso Brasileiro de Contabilidade, em que foi vice-presidente. Atuou como vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade, na gestão da presidente Maria Clara, e como presidente do Conselho de Curadores e da Diretoria Executiva da Fundação Brasileira de Contabilidade.
É presidente do Academia Baiana de Ciências Contábeis (Abacicon) e ocupa a cátedra n.º 63 da Academia Nacional de Economia, com sede no Rio de Janeiro. Participou de várias entidades da classe, tais como a Comissão Consultiva de Normas Contábeis, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) – neste último foi diretor financeiro da Fundação de Apoio ao CPC (FACPC). Também atou como membro do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores do Brasil (Ibracon) e do Conselho de Curadores da Universidade Federal de Contabilidade (UFBA). Foi presidente do Conselho Fiscal da Fundação Monte Tabor e coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), por indicação do Conselho Federal de Contabilidade. Recebeu, na Cidade de Puerto Rico, o título de Contador Veterano da La Asociacion Interamericana de Contabilidade e é detentor da Medalha Ulisses Celestino de Goes, outorgada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte.
Na docência, atuou como professor de várias instituições de ensino, como a Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Universidade de Salvador (Unifcas), Fundação Visconde de Cairu. Ministrou vários cursos e fez palestras em vários estados do Brasil, tendo sido homenageado como Patrono e Paraninfo de várias turmas. No mundo acadêmico, fez vários cursos de extensão, “stricto e lato sensu”, entre outros, o curso de Engenharia Econômica, de Didática e Metodologia do Ensino Superior, o Mestrado em Gestão Empresarial e pós-graduação em filosofia. Cursou Direito, mas não concluiu. É membro, como irmão, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
Adeildo Osorio de Oliveira
Trajetória do Acadêmico
Ciências Econômicas, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica do Salvador. Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Contábeis Fundação Visconde de Cairú. Mestre em Contabilidade – Gestão Empresarial, CEPPEV – Centro de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Visconde de Cairú. Pós-graduado em Engenharia Econômica, Universidade Católica de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Faculdade de Educação da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
Atividade Docente
Ex-professor de Ciências Contábeis, Universidade Católica do Salvador (UCSAL), nas disciplinas de Auditoria e Contabilidade Tributária II. Ex-professor de Ciências Contábeis, Fundação Visconde de Cairú, na disciplina de Contabilidade Tributária. Ex-professor do IBRAE – Instituto Brasileiro de Administração de Empresas, responsável pelos Seminários da Fundação Getúlio Vargas. Ex-professor da Universidade de Salvador (UNIFACS). Professor titular, Faculdade Bahiana de Contabilidade (FABAC). Membro de banca examinadora de concurso para professores no Curso de Ciências Contábeis, UNEB e UNIFACS. Palestrante e conferencista em seminários, convenções, congressos e encontros nacionais de estudantes. Professor de cursos preparatórios para concursos.
Participação em Organizações Profissionais
Ex-presidente, Academia Baiana de Ciências Contábeis (ABACICON). Presidente, Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Ex-presidente do Conselho Fiscal, Fundação Monte Tabor – Hospital São Rafael. Membro, Associação Interamericana de Contabilidade. Presidente, Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (1989-1991); Conselheiro (1992-1995); Presidente (1992-1993, 1999-2001). Vice-presidente, XIV Congresso Brasileiro de Contabilidade (Salvador, 1992). Presidente, IV ENECON – Encontro Nordestino de Contabilidade (Salvador, 2000). Ex-conselheiro, Conselho de Curadores da Universidade Federal da Bahia (2001, reeleito 2003 e 2005). Ex-membro, Comissão Consultiva de Normas Contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ex-membro, Grupo de Estudos para Auditoria do Conselho Federal de Contabilidade. Ex-coordenador, Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE). Ex-membro, Conselho de Administração do IBRACON. Ex-vice-presidente de Controle Interno, Conselho Federal de Contabilidade (2006-2009). Ex-diretor-financeiro, FACPC – Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Ex-membro, CPC-Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Ex-presidente, Conselho Curador da Fundação Brasileira de Contabilidade. Ocupante da Cátedra nº 63, Academia Nacional de Economia. Membro, Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
Homenagens Recebidas
Medalha do Mérito Contábil Militino Rodriguez Martinez, Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia. Medalha Ulisses Celestino de Goes, Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte. Homenagem do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), XIII Seminário Internacional, 2016. Paraninfo e patrono em formaturas dos cursos de Ciências Contábeis, Fundação Visconde de Cairú, UNIFACS – Universidade Salvador, Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Contador Veterano, La Asociacion Interamericana de Contabilidad, título recebido em Puerto Rico, agosto de 1999