Acadêmico Nelson Machado
Acadêmico Nelson Machado
Print Friendly and PDF

Acadêmico Nelson Machado

Edição 49
ISSN: 2357/7428
Outubro, 2024
10 min

Nelson Machado, natural de José Bonifácio, São Paulo, nascido em 26 de fevereiro de 1948, é um destacado especialista em finanças públicas, contabilidade governamental e administração pública no Brasil. 

Atualmente, é professor na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV) e Diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), onde desempenha um papel ativo no debate e desenvolvimento de políticas fiscais no Brasil. 

Também é membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e da Academia Paulista de Contabilidade. Possui formação em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). 

Carreira Acadêmica e Contribuições Científicas 

Nelson Machado possui uma longa trajetória acadêmica, tendo lecionado Contabilidade na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis “Campos Sales”. Hoje, além de lecionar na EESP/FGV, ele é Diretor do CCIF, onde promove práticas fiscais inovadoras e sustentáveis. Entre suas publicações, destaca-se o livro Sistema de Informação de Custos: Diretrizes para a Integração ao Orçamento Público e à Contabilidade Governamental (ENAP, 2005), que serve como referência no desenvolvimento da contabilidade pública no Brasil, além de GBRSP – Gestão Baseada em Resultado no Setor Público (Atlas, 2012), uma obra em colaboração com outros especialistas voltada para a gestão pública orientada a resultados.

Além dessas obras, Machado também é autor e colaborador de outros estudos de impacto, como o artigo Diretrizes e modelo conceitual de custos para o setor público a partir da experiência no governo federal do Brasil, publicado na Revista de Administração Pública, no qual explora o desenvolvimento de diretrizes de custo aplicadas ao orçamento governamental. Em A importância da contabilidade de competência para a informação de custos governamental, ele reforça a relevância da contabilidade por competência na gestão pública brasileira. Outro estudo notável é Tributação no Brasil: o que está errado e como consertar, no qual analisa o complexo sistema tributário brasileiro e propõe soluções práticas para melhorar a eficiência fiscal e tributária. 

Atuação na Administração Pública 

Nelson Machado construiu uma sólida carreira na administração pública, ocupando posições de destaque nas esferas municipal, estadual e federal. No nível estadual, atuou como Agente Fiscal de Renda e desempenhou funções estratégicas, como Diretor da Escola Fazendária do Estado de São Paulo e Coordenador do Programa de Modernização do Controle Interno e Administração Financeira (Promociaf). Em âmbito federal, foi Secretário-Executivo dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda e também ocupou os cargos de Ministro Interino do Planejamento, Orçamento e Gestão e de Ministro da Previdência Social. Em cada uma dessas funções, contribuiu de forma significativa para modernizar processos administrativos e financeiros e fomentar políticas públicas voltadas à eficiência e ao controle fiscal. 

Reconhecimento e Prêmios 

A trajetória de Nelson Machado inclui prêmios e reconhecimentos de destaque. 

Em 2008, ele foi homenageado com a Honra ao Mérito pela Secretaria de Orçamento Federal por suas contribuições à gestão pública no Brasil. Em 2010, foi imortalizado na Academia Brasileira de Ciências Contábeis, ocupando a Cadeira nº 6, cujo patrono é José Araújo Filho, refletindo seu papel como referência no setor contábil e de finanças públicas. 

Produções Bibliográficas 

Machado, N., Holanda, V. B. Diretrizes e modelo conceitual de custos para o setor público a partir da experiência no governo federal do Brasil. Revista de Administração Pública, 2010. Machado, N. (Org.), Holanda, V. B. (Org.), Ribeiro Filho, J. F. (Org.), Lopes, J. (Org.), Pederneiras, M. (Org.), GBRSP – Gestão Baseada em Resultado no Setor Público, 1ª ed., São Paulo: Atlas, 2012. Machado, N., Sistema de Informação de Custos, Brasília: ENAP, 2005.

Artigo na íntegra