Desafios profissionais e éticos dos profissionais de diferentes formações para o êxito dos objetivos ESG
Desafios profissionais e éticos dos profissionais de diferentes formações para o êxito dos objetivos ESG
Print Friendly and PDF

Desafios profissionais e éticos dos profissionais de diferentes formações para o êxito dos objetivos ESG

Edição 49
ISSN: 2357/7428
Outubro, 2024
10 min

Resumo

Este artigo tem o objetivo de evidenciar os potenciais desafios profissionais e éticos na implementação e acompanhamento da agenda ESG nas organizações. Esse entendimento é importante, pois a implementação e o monitoramento da agenda ESG demandam uma abordagem que seja colaborativa e multidisciplinar, tanto a nível dos funcionários quanto da organização. 

O estudo consiste em um ensaio teórico e evidencia que a ética desempenha um papel significativo nesse processo, contribuindo para a credibilidade, confiança, transparência, responsabilidade, equidade, justiça e sustentabilidade necessárias na implementação e no acompanhamento das iniciativas ESG. 

Destaca-se que dentre as formações mais requeridas atualmente nos processos de recrutamento para trabalhar na área nas atividades relacionadas à agenda ESG destacam-se: Economia; Administração; Gestão ambiental; Biologia; Engenharia ambiental; e Direito. 

Observou-se também que há uma busca maior por profissionais do nível de Analista e Especialista para o atendimento das demandas de ESG. Infere-se também que as empresas, neste momento, estão priorizando as questões ambientais dentro do contexto de ESG. 

A forte ênfase no aspecto ambiental pode ser atribuída a várias razões, como pressões regulatórias crescentes, demandas dos consumidores por práticas sustentáveis e até mesmo para mitigar riscos ambientais associados às operações. 

Todavia, a limitação de vagas percebidas nos aspectos social e de governança pode ser resultado de várias dinâmicas organizacionais. Algumas empresas podem já possuir estruturas robustas e pessoal especializado em questões sociais e de governança, enquanto outras podem estar em estágios iniciais de desenvolvimento nesses aspectos. 

Palavras-chave: Agenda 2030. Ambiental. Social. Governança. Objetivos de desenvolvimento sustentável.

Artigo na íntegra