Nada mais justo e sensato do que começar este editorial enaltecendo aquele que é a razão de todo o nosso trabalho enquanto entidades contábeis: o digno e competente PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE.
No dia 25 de Abril, celebramos, em mais um momento, o honroso trabalho daqueles que dedicam (e dedicaram) sua vida à nobre missão de trilhar os caminhos da profissão contábil. São esses profissionais que desempenham um papel crucial na organização e saúde financeira das instituições, atuando como verdadeiros guardiões da transparência e da eficiência organizacional.
Na condição de presidente da Abracicon, reconheço a importância do trabalho de nossos profissionais, pois são, naturalmente, agentes formadores de opinião, com expressivo poder de transformação social. A todos vocês, honrados amigos profissionais, a minha profunda gratidão e reconhecimento.
Que seu trabalho continue a ser uma bússola que guia empresas e instituições rumo ao sucesso e à prosperidade. Parabéns pelo seu dia! Destaque desta edição é a solenidade de posse do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, e de demais conselheiros da entidade, realizada no dia 21 de fevereiro de 2024, em Brasília, da qual tive a honra de participar.
Por tudo quanto o presidente Aécio Dantas representa, na dimensão profissional e cidadã, tenho absoluta convicção do sucesso dessa sua nova gestão à frente do CFC, especialmente por continuar contando com a colaboração técnica e o apoio competente de um quadro de conselheiros do mais alto nível. Por dever de justiça, reconheço publicamente o excelente clima de relacionamento do CFC com a Abracicon e a crescente parceria dessas duas entidades nas ações mais importantes tanto para a classe como para a Ciência Contábil.
Acredito muito no trabalho daqueles que atualmente “fazem” a Contabilidade brasileira na sociedade. Desejo ao presidente Aécio e a toda a sua competente Diretoria os votos de uma profícua e excelente gestão. Fica aqui o meu abraço e a permanência da edificante e construtiva parceria com essa respeitosa entidade.
Outro evento importante foi a realização do XLIII Seminário Internacional de Países Latinos Europa-América, no dia 21 de março, em Madrid, que conectou a contabilidade e a governança global. E como nem tudo são flores, quero, neste momento, manifestar, em nome da Abracicon, o meu profundo pesar pelo falecimento do nosso honrado Patrono e Acadêmico da Cátedra n.º 23, César João Abicalaffe, ocorrido no dia 17 de abril de 2024.
Com uma brilhante trajetória, Abicalaffe teve grande destaque na Contabilidade, deixando um legado inestimável para as próximas gerações. Quero, por fim, agradecer o trabalho incessante e comprometido de nossas Academias de todo o Brasil.
Nesta edição, destaco as ações das seguintes Academias: Apacic, que deu posse à sua nova Diretoria e lançou o E-Book “Imortais: Patronos, Fundadores e Acadêmicos Titulares da Academia Paraense de Ciências Contábeis”; ASCC, que também deu posse a seus novos acadêmicos; APC, que lançou a série “Mercado em Foco”; e Accer, que comemorou em abril, o seu primeiro ano de fundação – aproveito para dar os meus parabéns à Accerr, com os votos de que o sucesso deste um ano de existência seja multiplicado pelos próximos que se seguirão. Boa leitura.