Eis que o calendário contábil das nossas Academias nos dá a noção exata do quanto já avançamos neste primeiro semestre de 2024. Do início do ano para cá, tivemos uma agenda repleta em diferentes frentes de atuação, seja na própria Abracicon, seja nas Academias pelo Brasil afora.
Todas as nossas Academias Regionais, certamente, experimentaram o sabor de mais uma etapa cumprida ao longo desses seis primeiros meses, mostrando que competência, boa vontade e trabalho andam juntos.
Fizemos o que podia ser feito, optando por concentrar esforços para fazermos o melhor. Entre os fatos e os feitos registrados, neste abençoado 2024, destacam-se as importantes solenidades de posse de Acadêmicos e os nossos eventos nacionais, como o Conexão Contábil, que aconteceu no mês de julho, em Belo Horizonte, e a realização da 42ª edição do projeto Quintas do Saber, no mês de maio.
Quero aproveitar para parabenizar o professor doutor e Acadêmico José Antonio de França pelo lançamento do livro Desempenho e Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil, durante o Quintas do Saber.
São ações como essa que nos motiva a trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento e impulsionamento da Ciências Contábeis. Nesta oportunidade, quero manifestar os meus sinceros agradecimentos e aplausos aos presidentes das Academias brasileiras e seus Acadêmicos, os quais, em sintonia conjunta, não mediram esforços para dar continuidade às pautas mais urgentes de suas brilhantes gestões. Merecem destaque neste Editorial alguns acontecimentos do trimestre, como o as ininterruptas ações da ACADERNCIC, AGOCICON, APACIC, APBCICON e AMICIC, entre posses, ação solidária, assembleias e lançamentos de livro.
Além disso, tive a grata satisfação de participar do lançamento da segunda edição do Prêmio de Produção Intelectual Maria Clara Bugarim em solenidade realizada, em maio, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) – homenagem que tanto me honra.
Convém convidar os caros leitores a fazerem um mergulho na leitura dos importantes artigos aqui publicados e na coluna Mural do Acadêmico, que traz uma breve biografia dos diletos amigos Adeildo Osorio de Oliveira e Jucileide Ferreira Leitão.
Para finalizar, ressalto que já estamos em contagem regressiva para a realização do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Balneário Camboriú/SC – o maior e mais importante evento da Contabilidade do país.
Assim, conclamo a classe contábil a se fazer presente no evento para o justo e merecido aprimoramento profissional. Até lá e boa leitura.