Editorial da Edição 54
Editorial da Edição 54
Por:
Maria Clara Cavalcante Bugarim
Print Friendly and PDF

Editorial da Edição 54

Edição 54
ISSN: 2357/7428
Novembro/2025
5 min

Entre prêmios, debates e fronteiras: um tempo de mais protagonismo contábil nas Academias 

Se alguém ainda tinha dúvida de que a Ciência Contábil vive um de seus momentos mais atuantes e vibrantes, a Abracicon e suas Academias Regionais trataram de responder com ações concretas, liderança ativa e acontecimentos memoráveis. 

E foi, de fato, um trimestre extraordinário. E que trimestre! Por isso, fiz questão de escolher um título que traduzisse exatamente esse espírito para o primeiro editorial do ano da nossa Revista. 

Com uma agenda intensa e estrategicamente construída, a Abracicon mostrou, mais uma vez, que não reconhece fronteiras – nem geográficas, nem intelectuais. Do Brasil ao México, das Academias Regionais aos grandes fóruns internacionais, a Contabilidade brasileira ocupou seu espaço com sabedoria, diálogo qualificado e uma visão de futuro responsável e integrada. Na Cidade do México, durante o Ifac Council y Global Connect 2025, tive a honra de levar a voz da Abracicon e Academias a um dos principais palcos globais da profissão. 

Ali, ao lado de lideranças internacionais, reforçamos uma mensagem essencial: a Contabilidade precisa ser cada vez mais colaborativa, conectada e alinhada aos desafios globais, fortalecendo a governança e a confiança pública. Já em solo nacional, nossa agenda não foi menos intensa. 

A Conferência Nacional de Contabilidade Pública consolidou-se como espaço de reflexão técnica e visão estratégica. Reforma tributária, finanças públicas e gestão f iscal deixaram de ser apenas pautas legislativas para se tornarem discussões estruturantes de nossa profissão contábil. A edição também destaca transparência e inovação. 

O Relato Integrado, tema da 45ª edição do Quintas do Saber, evidenciou como o setor público avança na comunicação de valor, impacto e responsabilidade social. O caro leitor também poderá contatar neste número um outro momento que nos encheu de orgulho: a concessão do Prêmio Saber Contábil – Abraçando Talentos. Mais do que uma premiação, o evento simboliza nosso compromisso com a pesquisa e com a formação de uma nova geração de profissionais críticos, éticos e inovadores. Com profunda gratidão, recebi a Ordem do Mérito Domingos Martins, concedida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo. 

Essa é uma honraria que compartilho com todos os que constroem, diariamente, uma Contabilidade forte, ética e comprometida com Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente da Abracicon No campo da governança, a nova composição do Conselho Federal de Contabilidade evidencia a força da presença acadêmica na condução da profissão. 

A posse do amigo, acadêmico da Abracicon Joaquim de Alencar Bezerra Filho como presidente do CFC para o biênio 2026/2027 simboliza não apenas uma conquista regional (a do Piauí), mas o amadurecimento de uma classe cada vez mais plural e estratégica. Sua presença ativa na mídia e em artigos de circulação nacional reforça uma verdade incontestável: a de que Contabilidade ocupa hoje o centro das decisões econômicas, tributárias e socioambientais do Brasil. Desejo largo sucesso ao novo presidente do CFC e que sua gestão seja muito profícua e cheia de realizações. 

Com emoção e elevado senso de responsabilidade, fui nomeada Embaixadora Internacional do CFC. Essa designação consolida o movimento de internacionalização e diálogo global que temos construído ao longo dos anos, representando o reconhecimento de uma trajetória dedicada à integração, à cooperação institucional e ao fortalecimento da profissão em âmbito mundial. 

E nesse mesmo espírito de integração, liderança e visão de futuro que vivenciamos vários eventos nas nossas Academias Regionais, como o 1º Acacicon Summit, no Espírito Santo; láurea concedida pela Apicicon; eleição e lançamento de livro na ASCC; assembleia geral na Acaderncic; participação da Accerj na entrega do Oscar da Contabilidade; eleição na ACCPR, entre outras ações não menos importantes. E o que une todos esses acontecimentos? Um fio condutor muito claro: a Contabilidade brasileira e nossas Academias estão plenamente conscientes de seu papel histórico. 

Seja na pesquisa acadêmica, na área internacional ou no campo dos temas de interesse, reafirmamos diariamente nossa relevância técnica, ética, estratégica e social. Boa leitura

Expediente

REVISTA ABRACICON SABER – ISSN: 2357/7428
EDIÇÃO Nª 54 – NOVEMBRO, DEZEMBRO/2025 E DEZEMBRO DE 2026

• Editor
Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon)

• Endereço:
SAS – Quadra 05 – Bloco J – Edf. CFC, 4º andar, CEP: 70070-920 – Brasília (DF)

• Contato:
(61) 3314-9453
abraciconsaber@abracicon.org.br

DIRETORIA DA ABRACICON

• Presidente
Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL)

• Diretor de Administração e Finanças
José Antonio de França (DF)

• Diretora Operacional
Gardênia Maria Braga de Carvalho (PI)

• Diretor de Ensino e Pesquisa
Fábio Moraes da Costa (ES)

CONSELHO FISCAL

• Membros efetivos
Irineu De Mula (SP) Presidente
Jucileide Ferreira Leitão (RN)
Washington Maia Fernandes (MG)

• Membros suplentes
Lucilene Florêncio Viana (AM)
Roberta Carvalho de Alencar (CE)
José Corrêa de Menezes (AM)

• Coordenadora do Conselho Editorial
Acadêmica Dra. Gardênia Maria Braga de Carvalho

• Conselho Editorial
Acadêmico Clovis Belbute Peres
Acadêmico Elias Dib Caddah Neto – Ms.
Acadêmico José Antonio de França – Dr.
Acadêmico José Eustáquio Giovannini – Ms.
Acadêmico Vicente Pacheco – Dr.
Acadêmico Fábio Moraes da Costa – Dr.

• Revisão:
Maria do Carmo Nóbrega

• Colaboradoras:
Fernanda da Silva Costa e
Luciana Martins da Silva Sousa

• Projeto Gráfico, Redação e Diagramação:
CQueiroz Comunicação – cqueiroz.com.br

• Fotos:
Cedidas pelas Academias Regionais e Abracicon


Permitida a reprodução de qualquer matéria,  desde que citada a fonte. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. www.abracicon.org.br

ISSN: 2357/7428