Entrevista com Eulalia das Neves Ferreira
Entrevista com Eulalia das Neves Ferreira
Print Friendly and PDF

Entrevista com Eulalia das Neves Ferreira

Edição 48
ISSN: 2357/7428
Julho, 2024
5 min

Presidente da Academia Maranhense de Ciências Contábeis

Presidente Eulália, ao assumir a liderança da Academia Maranhense de Ciências Contábeis em janeiro de 2023, quais experiências anteriores têm influenciado as suas diretrizes e ações à frente da academia? 

Em minha trajetória de vida e estudos, passei por escolas públicas e particulares durante o ensino regular, concluindo o curso de Técnico em Contabilidade em 1967. Cursos superiores, realizados na Universidade Federal do Maranhão conclui o bacharelado em Ciências Contábeis, em 1981, tive a oportunidade de cursar, em seguida, a graduação em Direito em 1993 e Ciências Imobiliária em 1994. Iniciei as atividades profissionais no SENAC em janeiro de 1965 e permaneci durante 20 anos até junho de 1985. Intercalando esse período trabalhei como contadora na Associação Comercial do Estado do Maranhão, na OAB e no Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão. No Sistema CFC/CRCs, iniciei a participação na liderança contábil no ano de 1994, oportunidade na qual participei de uma das chapas que concorreram nas eleições do CRCMA. Assumi, nos dois biênios, várias – vice-presidências. Em 1997 concorri a eleição para presidente sendo eleita para o biênio 1998-1999 e reeleita para o biênio 2000 e 2001. Em 2001 participei da chapa do Conselho Federal de Contabilidade eleita para o quadriênio 2002-2006. Reeleita permaneci por mais quatro anos até 2010, nesse período fiz parte das Câmaras de Assuntos Internos e de Fiscalização. Em 2010 entrei para a Fundação Brasileira de Contabilidade permanecendo até hoje. Em 1995 depois de aposentada pela INSS registrei como Sócia proprietária a empresa E. das N. Ferreira – empresa de contabilidade auditoria e imobiliária, que se encontra com as atividades suspensas. Em todos esses anos dedicados à profissão contábil, entre lutas e conquistas, foram muitas as dificuldades, acreditando que a maioria das mulheres que iniciaram uma organização contábil também tiveram. 

Quais desafios a Academia enfrenta atualmente e quais são seus principais objetivos para este mandato? Como a Academia pretende impactar a comunidade contábil do Maranhão? 

Assumir o cargo de presidente da Academia Maranhense de Ciências Contábeis primeiro mandato em 2012 e o segundo em janeiro de 2024, cargo de muita responsabilidade, certa que é uma grande oportunidade para aplicar as experiência em contabilidade para moldar as diretrizes e ações da instituição, com certeza aplicar meus conhecimentos e habilidades, fortalecer e direcionar a Academia. Com objetivo também de evidenciar a classe contábil, incentivando não só os profissionais mas principalmente os estudantes da área a colaborarem e alcançarem lugar de destaque na profissão. 

Como a AMCMA está trabalhando para elevar seu reconhecimento entre os profissionais de contabilidade e na comunidade acadêmica? Quais são as principais iniciativas, projetos e eventos realizados e/ou planejados para promover e valorizar os profissionais de contabilidade do estado? 

A nossa Academia vem promovendo nestes doze anos de existência reuniões periódicas. A Academia promoveu importantes Eventos sobre temas variados, Durante a pandemia se utilizou as tecnologias digitais para continuar, de modo permanente. Foram lançados dois livros distribuídos para todos os CRCs do Brasil, para as Academias de Letras da cidade de São Luís e Universidades. A AMCCMA está promovendo a edição de um livro (está no prelo) contendo capítulos com temas elaborados pelos acadêmicos que deverá ser lançado no final de 2024. No período entre 24/11/2016 e 19/12/2016 a AMCCMA ficou responsável pela gestão da exposição Contabilidade um balanço na história no Shopping da Ilha na cidade de São Luís. 

Na sua visão, qual a importância da integração dos profissionais de contabilidade com as novas tecnologias e inovações no campo? Como a Academia planeja apoiar e facilitar esse desenvolvimento? 

Em primeiro lugar a tecnologia na contabilidade contribui para reduzir os custos. A automatização dos processos, contribui para a sustentabilidade ambiental, diminuindo a utilização de papel, tinta e manutenção de equipamentos. Também reduz os custos operacionais, com menos mão de obra e minimização de erros que podem ser caros e demandar tempo para correções. O apoio que poderá ser disponibilizado pela Academia será com a realização de cursos na área, direcionando a criação de programas educacionais e desenvolvimento profissional que atendam às necessidades dos profissionais, promovendo a excelência e a atualização contínua das habilidades. Para esse desenvolvimento serão implementados, em parceira com o CRC/ MA, instituições de ensino e órgãos públicos, programa de capacitação e treinamento, divulgação de melhores práticas, parceria com empresas tecnológicas. 

Considerando seu papel como primeira mulher a presidir o CRCMA e agora na Academia, qual mensagem você gostaria de transmitir para as mulheres na contabilidade e como você vê o progresso em termos de igualdade de gênero na profissão? 

Exerci com muito orgulho e dedicação a presidência do CRCMA como a primeira mulher depois de 48 anos de criação dos CRCs e que contribuíram para conquistar a confiança dos conselheiros que muito me apoiaram. A minha trajetória de vida demonstra que para ter sucesso como mulher depende de si próprio com trabalho, dedicação e muita responsabilidade. Assim também consegui chegar a ser a primeira mulher Governadora no Rotary Distrito 4490 que abrange os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A minha mensagem às mulheres na contabilidade é que sucesso na vida depende de garra, estudo e preparo com consciência, seus estudos devem ser profundos, além daqueles específicos em temas contábeis. Não esquecer que um profissional, seja homem ou mulher respeitado pelo mercado é aquele que tem cultura geral de boa qualidade, que facilita o processo de comunicação. Hoje o domínio de outras línguas é importantíssimo também devido a globalização crescente da economia. O Contador, dos próximos anos, tem que ser um profissional multidisciplinar, mais interativo e importante no processo decisório das empresas. Em suma, recomendo que o estudo deve ser uma constante nas suas vidas, independentemente do gênero e da idade.