Política pública de desoneração tributária insumo da política pública de dados abertos
Política pública de desoneração tributária insumo da política pública de dados abertos
Print Friendly and PDF

Política pública de desoneração tributária insumo da política pública de dados abertos

Edição 47
ISSN: 2357/7428
Abril, 2024
20 min

 

Resumo 

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta teórico-empírica de avaliação da política pública de desoneração tributária, no Brasil, como insumo da política pública de dados abertos. A proposta utiliza o modelo analítico-positivista da Ação Supletiva do Estado (ASE), com métricas de avaliação de sustentabilidade. 

A política pública, em avaliação, é dirigida a organizações sem fins lucrativos, representadas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que consiste na concessão de benefício da renúncia fiscal de tributo (RFT) e da oferta efetiva de Serviço Público não Estatal (SPnE). 

A especificação do modelo ASE aporta métricas que sinalizam que referida política pública é sustentável ou não sustentável, com base em dados da prestação de contas, ancorada nos processos compliance, accountability e responsabilidade fiduciária, que asseguram conteúdo informacional justo e fidedigno. 

As respostas empíricas utilizam dados de prestação de contas de OSCs, veladas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDF), que aportam seguras evidências de que as métricas do modelo ASE estão especificadas adequadamente e a política pública de desoneração tributária, regulada pelos institutos da isenção e imunidade tributárias, não apresenta níveis satisfatórios de sustentabilidade. 

As contribuições do artigo são relevantes para sociedade, bem como para reguladores, acadêmicos e Profissionais de mercado, porque a oferta efetiva de SPnE carece de regulação. 

Palavras-chave: Sustentabilidade. Política pública de desoneração tributária. Política pública de dados abertos. 

Artigo na íntegra