José Antonio de França recebe título de Professor Emérito pela UnB

O diretor de Administração e Finanças da Abracicon, José Antonio de França, recebeu o título Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB), em solenidade realizada nesta quarta-feira (13) no Auditório da Reitoria – Campus Universitário Darcy Ribeiro da universidade.

O título foi concedido por meio da Resolução do Conselho Universitário n.º 30, de 2023, em reunião realizada em 7 de julho de 2023. Com isso, França passa a ser o primeiro professor Emérito da faculdade de Contabilidade e Atuariais e primeiro contador a receber essa homenagem.

O professor e acadêmico da Abracicon Eduardo Tadeu Vieira destacou a trajetória virtuosa do homenageado, enfatizando que apenas o currículo lattes, no qual baseou a sua fala, não era suficiente para captar tudo o que ele fez pela UnB.  Ao finalizar, Vieira destacou que “essa cerimônia de hoje é acima de tudo, uma cerimônia de gratidão por tudo que o senhor fez nesses 27 anos de dedicação, e ela (UnB) reconhece e lhe dignifica com esse título. Muito obrigado”.

O mais novo Professor Emérito também foi homenageado pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prada Dantas Junior, na ocasião, representado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e presidente da Apicicon, Joaquim de Alencar Bezerra Filho. Joaquim Bezerra destacou “a importância do professor França para as Ciências Contábeis, com todos os feitos, entregas e acima de tudo pela contribuição na formação de gerações”.

Ao representar também a presidente da Academia Brasileira de Ciência Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, Joaquim Bezerrra falou sobre a carreira do professor França, enfatizando que sempre foi pautada na competência e na ética. Além disso destacou as suas “qualidades morais e intelectuais na condução das ações relacionadas à profissão contábil, atributos que respondem à altura do título recebido. Para nós, é motivo de orgulho poder contar com um profissional de alto quilate, detentor de uma brilhante trajetória e admirável currículo”.

Ao encerrar a cerimônia, José Antonio de França, visivelmente emocionado, agradeceu a Universidade de Brasília e enfatizou que, mesmo aposentado, foi nomeado com a nobre função de continuar sendo professor colaborador pesquisador do programa de pós-graduação em inovação e políticas públicas. Agradeceu também ao cerimonial e a presença de todos os que puderam comparecer ao recebimento dessa honraria e afirmou: “Esse Título me enche de alegria, pelo qual eu sou grato a todos os que participaram desse processo, por ter merecido a confiança.

O evento contou com as seguintes presenças: representando a magnifica reitora Márcia Abraão Moura, a decana de pesquisa e inovação da Universidade de Brasília Maria Emília Machado Telles Walter; o Diretor da faculdade de Economia e administração, contabilidade, gestão de políticas públicas da Universidade de Brasília, professor José Márcio Carvalho.

Participaram como membros da comitiva do outorgado: Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal MPDFT, José Eduardo Sabo Paes; vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e presidente da Apicicon, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCDF), Alberto Milhomem Barbosa; presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal, Adriano Andrade Marrocos; docente do Departamento de contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília,  professor Jorge Katsumi Niyama; sua esposa Elizete Faria de França, e seus filhos: Oficial do Corpo de Bombeiros Marcos Vinícius da Silva França; a empresária da Contabilidade, Guiomar Pacheco de França Neta e Nícolas Farias França.

Ainda marcaram presença, prestigiando o outorgado a diretora Operacional da Abracicon, Gardênia Maria Braga de Carvalho; o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal (AciConDF), Adriano Marrocos; a acadêmica da Abracicon, Diana Vaz de Lima; o acadêmico da Abracicon, Eduardo Tadeu Vieira; e a professora e administradora jurídica, Sandra Maria Batista.

Currículo

José Antonio de França é doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2012) e em  Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasilia – UCB (2020). Em 1997, concluiu o mestrado em Amministrazione e Controllo pela Università degli Studi di Torino e, em 2001, o mestrado em Administração Contábil e Financeira pela Universidade de Brasília (UnB).

Graduado, em 1979, em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF) (1979) e, em 2014, em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (UCB) (2014), é Professor Associado e Pesquisador do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília.

Com experiência em contabilidade corporativa, com ênfase em Contabilidade Societária, Contabilidade Tributária, Auditoria, Contabilidade do Terceiro Setor, Normas de Contabilidade, Perícia e Análise de Desempenho, é professor do Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Pública da FACE da Universidade de Brasília.

Nos campos de ensino e pesquisa, tem se dedicado a ensino e pesquisa empírico-teórica quantitativa e quantitativa-qualitativa, Teoria da Contabilidade, sistema de informações contábeis, contabilidade tributária, organizações da sociedade civil (Terceiro Setor), relacionamento contabilidade x economia, microeconomia, teoria dos jogos e economia regional. Orientou e orienta diversos alunos nos cursos de graduação e especialização lato senso. Participou de bancas de doutorado e mestrado como membro avaliador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB).

Na gestão acadêmica, exerceu a função de coordenador de Graduação e Chefia do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da Universidade de Brasília (UnB), Líder do Laboratório de Pesquisa e Extensão do Terceiro (LPETS) do DCCA/FACE/UnB, Sub coordenador do Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas (PPG GIPP/UnB), coordenador e gestor financeiro da primeira turma de mestrado profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação (PPG GIPP/UnB) ofertado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Concluiu programa pós-doutoral em Economia Regional do Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Presidiu a Fundação  Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Academia de Ciências  do Contábeis do Distrito Federal (ACICONDF). Atualmente é diretor de administração e Finanças e ocupante da cátedra nº 58 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis,  pesquisador colaborador Pleno processo 23106.054420/2023-28, sem vínculo empregatício no Programa de Pós-graduação – Mestrado Profissional Interdisciplinar em Governança e Inovação em Politicas Publicas, Universidade de Brasília – UnB (PPG/GIPP/FACE/UnB). Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB) título concedido pela Resolução do Conselho Universitário n.º 0030/2023 Processo SEI 23106.042707/2023-13. É presidente de Honra do 9 UnB International Congress of Accounting and Governance – 2023.