Maria Clara dá posse a Adeildo Osório na Abracicon

O contador Adeildo Osório de Oliveira tomou posse como o mais novo Acadêmico da Abracicon, em solenidade realizada em Salvador, no dia 26 de julho. Ao abrir a cerimônia e dar posse ao mais novo membro da entidade, a presidente Maria Clara disse que a Abracicon se sente altamente honrada com a presença desse baluarte da Contabilidade.

O evento contou com as seguintes presenças: presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim; presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Junior; ministro do TCU Augusto Nardes; presidente do CRC Bahia, André Luís Barbosa dos Santos; presidente da Abacicon, Sudário de Aguiar Cunha; presidente da FBC, Sandra Elvira Gomes Santiago; presidente da Apicicon, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; e detentor da Medalha João Lyra e acadêmico da Abracicon, José Martonio Alves Coelho.

Adeildo Osório foi eleito em Assembleia Geral realizada no dia 12 de setembro de 2022, na sede da Abracicon, em Brasília/DF, por meio de processo eleitoral específico, para ocupar a cátedra de número 87, como acadêmico e patrono.

Visivelmente emocionado, ao fazer o juramento o contador agradeceu a generosidade de todos, afirmando “ser uma honra fazer parte dessa plêiade de pensadores e que dará o seu melhor para o sucesso das ações da Abracicon. Devemos encantar para não sair do caminho da retidão”, disse.

Detentor de extenso e admirável currículo, o mais novo Acadêmico é natural de Bonito/PE e possui graduação em Ciências Contábeis, pela Fundação Visconde de Cairu e Ciências Econômicas, pela Universidade Católica de Salvador, e duas especializações em Engenharia Econômica pela Universidade Católica de Minas Gerais (UFMG), Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela Universidade Católica de Salvador e mestrado em Contabilidade e Gestão Empresarial, pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Visconde de Cairu (Ceppev).

Profissional renomado, Adeildo possui 40 anos de experiência nas áreas de Auditoria e Consultoria.  Ao longo de sua trajetória, ocupou diversos cargos de destaque nas entidades de classe. Foi presidente do CRC Bahia por 3 gestões; da FBC; da Abacicon; e é presidente do conselho curador da FBC.

Entre outras atribuições, Adeildo destacou-se também por sua competente atuação docente em diversas universidades e como palestrante e conferencista em diversos seminários, convenções, congressos, encontros nacionais de estudantes em vários estados do Brasil. Além disso, foi agraciado com as medalhas do Mérito Contábil Militino Rodriguez Martinez, outorgada pelo CRC Bahia, e Medalha Ulisses Celestino de Goes, outorgada pelo CRC Rio Grande do Norte.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, ao parabenizar o contador Adeildo, afirmou ser testemunha da relevante liderança que desempenhou como “presidente da FBC e em grupos de trabalho na área de Auditoria no CFC, destacando a sua atuação como coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade”.

Em sua fala, o ministro do TCU Augusto Nardes disse que, “como ministro afirmo que devemos elevar os princípios de integridade, ética e moral para a população, e o contador professa isso. São princípios fundamentais para a Nação. Devemos fazer parte desta composição, que envolve a Abracicon e os contadores do Brasil. Temos que levar a crença de que com fé e otimismo venceremos as batalhas. E o senhor, Adeildo, é o melhor exemplo para a Bahia e para o Brasil.

Ao finalizar, em seu discurso, Maria Clara saudou os amigos Acadêmicos, conselheiros do Conselho do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, conselheiros do CFC, presidentes de Conselhos Regionais e demais convidados.

Ao dar seguimento, falou de sua emoção e alegria por compor aquele momento, ressaltando que o contador Adeildo veio enriquecer ainda mais a Abracicon, com seus conhecimentos e competências. Aproveitou ainda para parabenizar o empenho e comprometimento do contador em favor das causas maiores da Contabilidade. 

A presidente da Abracicon homenageou ainda “cada um dos profissionais da contabilidade e Acadêmicos deste estado abençoado por São Salvador, que, juntos, representam uma amostra legítima da elite contábil brasileira. Saibam vocês que a pujança e o profissionalismo que imperam no solo baiano são reverberados em todo o Brasil, quando verificamos expressivos resultados nas mais variadas áreas de atuação contábil”, finalizou.

Por Maria do Carmo Nóbrega
Abracicon Saber