Reuniões Regimentais da Abracicon

No dia 6 de dezembro de 2023, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) realizou três reuniões regimentais, conforme estatuto e regimento interno, na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília-DF.

Na primeira reunião, o Conselho Fiscal apreciou as demonstrações contábeis, financeiras, notas explicativas da diretoria e orçamento anual para o ano de 2024. Após explanação do presidente do Conselho Fiscal, o acadêmico Irineu De Mula, houve as considerações dos demais membros, entre os quais os conselheiros Jucileide Ferreira Leitão e Washigton Maia. Ato contínuo, as contas foram aprovadas e indicadas para submissão da Assembleia Geral da Abracicon.

Na reunião de Diretoria, foram pautados o plano de ação para o exercício de 2024 e, em seguida, apresentadas pela Presidente Maria Clara Bugarim na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária. 

A presidente, juntamente com o Diretor Financeiro, José Antonio de França, apresentou a prestação de contas do exercício de 2022 para aprovação de todo o corpo de acadêmicos presentes, sendo eles: Acadêmico e Diretor Financeiro José Antonio de França; presidente do conselho fiscal, acadêmico Irineu De Mula, e seus membros efetivos: Jucileide Ferreira Leitão e Washington Maia Fernandes. Além deles estiveram presentes os acadêmicos e acadêmicas: José Martonio Alves Coelho; Leila Márcia Sousa de Lima Elias; Edna Torres de Araújo; Lucilene Florêncio Viana; Joaquim de Alencar Bezerra Filho; Clovis Belbute Peres; Eduardo Tadeu Vieira e Zulmir Ivânio Breda. A prestação de contas do exercício foi apreciada por todos e aprovada por unanimidade.

Ainda durante a AGOE, a presidente Maria Clara apresentou as atividades realizadas durante o exercício de 2022, destacando os esforços e realizações da Abracicon.
Olhando para o futuro, foram discutidos planos para o III Encontro Nacional das Academias de Ciências Contábeis e a 6ª ExpoAbracicon, que ocorrerão durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

As reuniões regimentais não apenas fortalecem a estrutura da Abracicon, mas também demonstram que, com liderança sólida, gestão participativa e uma visão clara, a Abracicon continua a ser uma força propulsora para a Ciência Contábil.