Solenidade de Posse da nova Diretoria e dos novos Acadêmicos da Apacic

No dia 23 de fevereiro, em Belém/PA, o Theatro da Paz foi palco da posse da nova Diretoria e dos novos Acadêmicos da Academia Paraense de Ciências Contábeis (Apacic). Na oportunidade, também houve o lançamento do E-Book “Imortais: Patronos, Fundadores e Acadêmicos Titulares da Academia Paraense de Ciências Contábeis (Apacic).

A mesa de abertura contou com a presença de Maria Clara Bugarim, presidente da Abracicon; contador Ailton Ramos, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará; contador e vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Joaquim, Bezerra Filho, representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, contador Aécio Prado Dantas Junior; contadora Jucileide Ferreira Leitão, representando a Fundação Brasileira de Contabilidade; e José Martonio Alves Coelho, detentor da Medalha João Lyra.

A nova diretoria da Apacic está composta dos contadores e acadêmicos: João de Oliveira e Silva, presidente; Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos, vice-presidente; Helena Taddei de Souza Miranda Mendes, secretária; Paulo Otávio Bastos Backer, tesoureiro; e Vânia do Socorro Trindade Silva, diretora de Programas Culturais, Biblioteca e Documentação da Apacic.

Em seu discurso, o novo presidente iniciou saudando todos os profissionais presentes e ofereceu uma salva de palmas à presença dos contadores Maria Clara e José Martonio por elevarem a profissão contábil no país. Ainda em sua fala disse: “Hoje é um dia de imensa alegria e emoção para mim ao assumir a presidência da Academia Paraense de Ciências Contábeis. É com o coração transbordando de gratidão e entusiasmo que encaro esse novo desafio e missão de grande importância para nossa comunidade contábil.

Foram empossados como acadêmicos: Nélio Augusto Dantas; Carlos Alberto do Rego Correa; Moacir Dias da Silva; José Maria de Oliveira; George Santiago; Matias Silva Pantoja; José Fernando Paes Vasconcelos; Silvia Camila Amoras Araújo; Eldilene da Silva Barbosa; Ivete Yamada Santiago; Aurelino Souza dos Santos Junior; Rosemary Souza da Silva; Tadeu Manoel Rodrigues Araújo; Maria de Nazaré Souza Nascimento; Maria Célia Martins Fernandes; Alcides Cardoso Sampaio; Marcelo Menezes Faria.

Logo após a posse dos acadêmicos e diretores, o presidente eleito, João de Oliveira e Silva, entregou uma homenagem a cinco ilustres contadores em reconhecimento ao apoio destinado aos projetos e desenvolvimento da atividade contábil no Estado do Pará. Foram homenageados os três primeiros presidentes da Apacic: o contador João Lobato, gestão 2009/2011 – in memoriam; contador Moacir Dias, gestão 2012 a 2015; e o contador José Fernando Paes de Vasconcelos. Também foram homenageados a Secretária Adjunta de Gestão e Regime Colaboração Seduc – professora Maria Iranilse Brasil Dias Pinheiro, o contador e secretário-adjunto de Cultura do Estado do Pará Bruno Chagas e a prefeita de Moju, Nilma Lima.

Em uma solenidade marcada por muitas emoções, outra iniciativa da Apacic foi a outorga do Título de Acadêmico Honorário a personalidades que muito contribuíram e contribuem para as Ciências Contábeis no país. Receberam o título: Maria Clara Cavalcante Bugarim (Abracicon), Leila Márcia Sousa de Lima Elias a (Abracicon); deputado estadual Iran Ataíde de Lima, presidente da Faepa Carlos Fernandes Xavier e a vice-governadora do Estado do Pará Hanna Ghassan Tuma.

A solenidade foi encerrada com um momento histórico para a Academia Paraense de Ciências Contábeis, que foi o lançamento do e-book: Imortais: Patronos, Fundadores e Acadêmicos Titulares da Academia Paraense de Ciências Contábeis, organizado pelos acadêmicos: Aurelino Sousa dos Santos Junior; Fernanda Gabrielle Filiphina Paixão dos Santos e Profa. Dra. Leila Marcia Sousa de Lima Elias.

A Profa. Dra. Leila Marcia fez a condução do lançamento do E-book e emocionada falou da importância do resgate histórico para a Apacic e à classe contábil paraense.

Em seu pronunciamento a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, destacou em sua fala: “Não existem fronteiras nem obstáculos que não possam ser ultrapassados se nós nos dedicarmos ao conhecimento, se nós nos dedicarmos também a fazer conexões com pessoas importantes da nossa sociedade para que eles nos conheçam. E esta Academia também nos dá essa lição hoje, a partir do momento que está homenageando tantos expoentes da sociedade Paraense”. Ainda em sua fala, Maria Clara destacou o trabalho da acadêmica Profa. Drª Leila Márcia, por sua atuação marcante na reestruturação da nova Academia Paraense de Ciências Contábeis e agradeceu a presença dos presidentes da Academias Regionais: – Joaquim Bezerra -Apicicon; Maria Hélia Ribeiro Martins – ACCER; Eulália Das Neves Ferreira -AMCC e Jucileide Ferreira Leitão – Acaderncic, e a todos os profissionais e autoridades presentes.

Finalizou parabenizando o presidente da Apacic, João de Oliveira, e a todos os acadêmicos pela nobre missão assumida.