20º CBC

Maria Clara foi a 1ª mulher a receber comenda João Lyra

Na noite de 11 de setembro, durante a abertura da vigésima edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (20º CBC), no auditório principal do Centro de Eventos do Ceará, os mais de 8 mil congressistas tiveram motivos de sobra para se emocionar, a começar pela apresentação de um vídeo em 3D sobre a história dos Congressos de Contabilidade ao longo dos anos e a evolução da contabilidade no Brasil.

Mas uma pessoa, em especial, era pura emoção: a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, que diante de uma plateia lotada, tronou-se a primeira mulher a receber a “Medalha de Mérito Contábil João Lyra” – mais importante comenda concedida a um profissional da contabilidade.

A cantora Sandy emocionou o público, dedicando a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, à contadora Maria Clara, em homenagem a sua trajetória profissional e a de milhares de mulheres contabilistas do Brasil.

Maria Clara no 20º CBC
Maria Clara Bugarim (pres. da ABRACICON) recebe medalha e certificado das mãos de José Martonio Alves Coelho (pres. do CFC).

Maria Clara Bugarim vem acumulando, durante toda a sua trajetória profissional, importantes títulos que a transformaram em uma das personalidades mais importantes do cenário contábil nacional. Em seu discurso, a contadora relembrou a sua trajetória na carreira. “Após três décadas de efetivo exercício na profissão, concluo que os grandes desafios me trouxeram até aqui e me abriram portas para galgar cada degrau na Contabilidade”, disse.

Nascida em União dos Palmares (AL), Maria Clara acumula grandes feitos, principalmente no âmbito das entidades de classe. Presidiu o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998 a 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (2002 a 2005) e assumiu, pela primeira vez, em 60 anos, a presidência do CFC por duas gestões (2006 a 2009).

Em prol da classe, a contadora alçou a contabilidade brasileira no cenário internacional; realizou o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade (2008); Encontros da Mulher Contabilista; a aproximação do CFC com instituições públicas e privadas, entre outras ações. Atualmente, é presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e controladora-geral do Estado de Alagoas. “A outorga dessa importante comenda me faz pensar na imensa responsabilidade que tenho para levar a contabilidade no topo das profissões mais requisitadas no País”, afirmou.

Com informações: Portal CFC