Acordo de cooperação técnica

Abracicon e CGU firmam acordo de cooperação técnica

Parceria pretende aperfeiçoar e ampliar as ações de controle e participação social por meio de ações integradas

A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) firmaram acordo de cooperação técnica, que visa estabelecer a colaboração técnica no âmbito do Programa de Avaliação Cidadã de Serviços e Políticas Públicas  (Procid).

A iniciativa permitirá aperfeiçoar, divulgar e ampliar as ações de controle e participação social para a melhoria da gestão, por meio de ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências e informações.

Entre as ações definidas pelas entidades, está prevista a realização das seguintes ações:  eventos que visem à disseminação de conhecimento relativos a temas voltados para o controle e participação social; treinamentos conjuntos para o aperfeiçoamento das atividades de ouvidoria; atividades coordenadas para promover a participação social e melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos; intercâmbio de informações e experiências; e  publicação e disseminação de materiais acerca dos temas previstos.

A CGU

É o órgão do Governo federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

A CGU realiza a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.