6academicon-15_baixa

APECICON realiza 6º ACADEMICON em Recife

Em noite de muita emoção e encontro de profissionais das Ciências Contábeis de várias regiões, estudantes e representantes de entidades contábeis, foi realizada na noite de 25 de agosto, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a sexta edição do Encontro de Contadores com a Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (6º ACADEMICON).

Uma mesa de honra conduzida pelo presidente da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (APECICON), professor e contador Francisco Galvão, foi composta ainda pelos presidentes, Maria Clara Cavalcante Bugarim, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), homenageada da noite; José Martonio Alves Coelho, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); José Gonçalves Campos Filho, do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), representando as demais entidades contábeis do estado, e pelo professor doutor Jeronymo Libonati, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFPE.

Ao abrir a noite solene o presidente da APECICON, professor Francisco de Assis Galvão Barreto Pinho, passou a palavra para a presidente da ABRACICON, que imediatamente deu posse aos membros da diretoria reeleita para o biênio 2016 a 2018. Em seguida, a APECICON empossou dois novos acadêmicos, sendo eles: o contador Carlos Alberto de Miranda Medeiros (cátedra nº 31) e a contadora Alba Rosa Nunes Ananias (cátedra nº 04), responsável pela leitura do juramento acadêmico.

Um dos momentos mais aguardados da noite foi protagonizado pela presidente da ABRACICON, que recebeu a Medalha de Mérito Acadêmico Professor Doutor Francisco Ribeiro Filho – criada neste ano de 2016 pela APECICON para prestigiar instituições e personalidades que, por suas qualidades, tenham se destacado no campo educacional ou prestado relevantes serviços em prol do ensino e das Ciências Contábeis.

6academicon-23_baixa
Maria Clara Bugarim recebe do presidente da APECICON, prof. Francisco Galvão, Medalha e certificado.

Maria Clara quebrou o protocolo compartilhando com os presentes alguns momentos vividos com o professor Francisco Ribeiro. “Sem dúvida esta foi uma das maiores homenagens que recebi ao longo da minha vida, pois tive a honra de conhecer o ‘ser humano’ maravilho que dá nome a esta medalha. Vim de Alagoas de carro fazer minha especialização em Recife e me perdi no caminho. Mas ao chegar na UFPE, encontrei uma pessoa apaixonada pelo que fazia, um verdadeiro orientador, que me ensinou a desempenhar o meu trabalho com dedicação e amor”, declarou a presidente da ABRACICON. Os filhos do professor Francisco Ribeiro participaram da homenagem e receberam, ainda, o certificado de ‘Preito de Gratidão’ das mãos do professor Francisco Galvão.

A palestra “Educação Profissional Continuada” foi ministrada em seguida pelo presidente da 2ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e acadêmico da APECICON, Marcelo Galvão Guerra.

Ao final das atividades, o professor Francisco Galvão convidou a todos para a realização do tradicional ‘corte do bolo’ em comemoração alusiva aos 39 anos da APECICON.

6academicon-01_baixa
Maria Clara Bugarim e acadêmicos da APECICON.