Cerimônia para a entrega da Comenda Professor Ivo Malhães de Oliveira

No dia 13 de dezembro, aconteceu a entrega da Comenda de Mérito Contábil Ivo Malhães, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), ao homenageado Wagner Vilas Boas de Souza, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

Instituída pela Resolução Abracicon n.º 1, de 12 de setembro de 2022, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) passa a entregar, a partir de então, a Comenda de Mérito Professor Ivo Malhães de Oliveira para profissionais de destaque no segmento, que tenham contribuído para o desenvolvimento da classe contábil.

Participaram da entrega o presidente do CFC, Aécio Dantas; a presidente da Abracicon, contadora e doutora Maria Clara Cavalcante Bugarim; os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidades (CRCs) de todas as unidades da Federação; e os conselheiros do Sistema CFC/CRCs.

Wagner Vilas Boas de Souza possuí uma atuação relevante para a Contabilidade. Em sua trajetória acadêmica, por exemplo, possui título de doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Administração Pública e especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), além do bacharelado em Ciências Contábeis pela União Educacional de Brasília (Uneb).

De abril a novembro de 2019, Vilas Boas ocupou o cargo de diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior. Também no MEC, foi secretário-executivo adjunto, subsecretário de Planejamento e Orçamento, coordenador-geral de Orçamento e gerente de projetos.

Ao entregar a comenda, Maria Clara Cavalcante Bugarim reconheceu as contribuições dadas pelo agraciado ao longo de tantos anos dedicados à Contabilidade. “Essa entrega não é uma entrega apenas da Abracicon, mas, sim, de todo o sistema contábil brasileiro ao contador Wagner Vilas Boas de Souza”, afirmou.

A presidente da Abracicon finalizou ressaltando que “Ivo Malhães de Oliveira é um profissional que será sempre lembrado pela classe contábil brasileira”.