Lançamento da ASULCON – Academia Sul-Mato-Grossense de Ciências Contábeis e Solenidade de Posse dos seus acadêmicos 

Asulcon é a mais nova Academia de Ciências Contábeis!

Em um auditório lotado, Acadêmicos e representantes de diversas entidades contábeis participaram, no dia 6 de março, em Campo Grande/MS, da solenidade de lançamento e posse de Acadêmicos e Diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Ciências Contábeis (Asulcon), que administrará a entidade no período de 2023 a 2027. 

Ao tomar posse como presidente da entidade, o Acadêmico Otacílio dos Santos Nunes agradeceu aos seus pares pela confiança e honra, assegurando que uma das metas de sua gestão é integrar a Academia às demais ciências, debatendo e participando de temas de relevância para a sociedade sul-mato-grossense. 

Compuseram a mesa de honra a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da Asulcon, Otacílio dos Santos Nunes; o presidente do CFC, Aécio Prada Dantas Junior; a presidente da FBC, Sandra Elvira Gomes Santiago; o presidente da Fenacon, Daniel Mesquita; o presidente da Apicicon, Joaquim Alencar Bezerra Filho; e o detentor da Medalha de Mérito Contábil João Lyra contador José Martonio Alves Coelho. 

A Diretoria da Asulcon ficou assim composta: Otacílio dos Santos Nunes (presidente); Lucélia da Costa Nogueira Tashima (diretora operacional); Ruberlei Bulgarelli (diretor financeiro); e Ayron Vinicius Pinheiro de Assunção (diretor de Ensino e Pesquisa).

Acadêmicos empossados – Doracy Cunha Ramos, Adelino Meneguzzo, Maria Leny Adania de Sylos, Walter Aparecido Bernegozzi, Carlos Rubens de Oliveira, José Aparecido Moura Aranha, Mário Ney Corrêa Anastácio, Odácio Pereira Moreira, Hugo David Santana, Doris Day Nantes Miranda Gomes, Adriana Marques Dias, Francisco Pereira Gonçalves, Eloir Trindade Vasques Vieira, Andréa Fontoura Gonçalves, Iara Sônia Marchioretto, Esmael Almeida Machado, Lizandra Almeida de Menezes, Cleston Alexandre dos Santos, Bruno Delmondes Xavier e Ryan Caldas Quevedo. 

Como iniciativa da Asulcon, foram escolhidos quatro ilustres contadores, que muito contribuíram e contribuem para as Ciências Contábeis no país, para a outorga do título Acadêmico Honorário da Asulcon. Tomaram posse os seguintes contadores: Maria Clara Cavalcante Bugarim (Abracicon), Aécio Dantas Prada Junior (CFC), Martonio Alves Coelho (Medalha João Lyra) e Zulmir Ivânio Breda (ex-presidente do CFC).

Envoltos em um clima de muita emoção, a partir do lançamento da Academia Sul-Mato-Grossense de Ciências Contábeis, os presentes também puderam participar do lançamento da Comenda de Mérito Contador Dorgival Benjoino da Silva, que nasceu com a finalidade de condecorar os profissionais da contabilidade que, no desempenho das atividades científicas, educacionais, culturais, administrativas e profissionais da área contábil, tenham se destacado de forma ímpar e contribuído para o desenvolvimento da classe contábil. A Acadêmica Doracy Cunha Ramos foi a escolhida para ser a primeira detentora da honraria, como reconhecimento de seus pares e da sociedade por seus esforços e contribuições para o fortalecimento e crescimento da classe contábil. 

Ao fazer uso da palavra, emocionado, José Martonio ressaltou que o contador Dorgival é “meu irmão de vida e fez parte da minha história familiar. Dorgival honrou a profissão contábil no país”.

Esses momentos ocorreram durante o Conexão Contábil da Região Centro-Oeste, evento realizado pelo CFC em Campo Grande (MS) – uma excelente oportunidade de capacitação profissional para toda classe contábil. Em seu discurso de boas-vindas, Maria Clara, que participou da mesa de honra, ressaltou que a maior conexão estava demonstrada na mesa e com a inteiração das entidades presentes no evento.

Assista à gravação do evento no YouTube: