Lançamento do Prêmio Maria Clara Bugarim de produção intelectual reuniu líderes da Classe Contábil brasileira em clima de homenagens

Lançamento do Prêmio Maria Clara Bugarim de produção intelectual reuniu líderes da Classe Contábil brasileira em clima de homenagens

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), lançou, na tarde do dia 06 de maio de 2021, o Prêmio de Produção Intelectual Maria Clara Cavalcante Bugarim. A premiação foi instituída com vistas a estimular a produção acadêmica teórica e/ou empírica de professores, pesquisadores e discentes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil e o período de submissão de trabalhos vai 15/07 e 30/08/21.

Durante a solenidade de lançamento do prêmio, transmitido ao vivo no YouTube da FBC, diversas lideranças da Classe Contábil estiveram presentes. Além do Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osorio de Oliveira, anfitrião do evento, fizeram parte da mesa virtual, o contador Zulmir Ivânio Breda – Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); o contador Sérgio Approbato Machado Júnior, Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON; o contador Valdir Renato Coscodai – Presidente do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes – IBRACON.

Em seu discurso emocionante de abertura, o presidente Adeildo, discorreu sobre as motivações pela escolha do nome da presidente da Abracicon e da Associação Interamericana de Contabilidade – AIC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, para intitular o prêmio, diante de todo seu destaque, liderança e atuação reconhecidas nacional e internacionalmente, destacando pontos marcantes de sua trajetória enquanto líder classista à frente da FBC, CFC, CRCAL, Abracicon e AIC; Além de premiações, como a Medalha de mérito Contábil João Lyra.

O acadêmico e Prof. Dr. José Antônio de França, Coordenador da Comissão de Elaboração do Prêmio Maria Clara e membro do Conselho Consultivo da FBC, falou ao público sobre as áreas temáticas do concurso, modo e prazos de submissão, regulamento e indicou o site da FBC (www.fbc.ogr.br), onde é possível baixar o regulamento e edital, como fonte de informações aos interessados em participar da disputa pelo prêmio. Durante sua fala, o professor ainda destacou a valiosa contribuição dos demais membros da Comissão Organizadora do Prêmio: Sandra Maria de Carvalho Campos (CFC), Jucileide Ferreira Leitão (FBC), Prof. Dr. Álvaro Pereira de Andrade (UFPE).

A Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, Presidente Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), discursou ao final do evento, expressando toda sua emoção, alegria e gratidão pelas homenagens e por ter seu nome escolhido para intitular o prêmio. “Agradeço recebo essa homenagem com muita humildade, plenamente consciente de que tal deferência não é apenas fruto do meu empenho mas da conjugação de esforços de todos aqueles que tem partilhado de minha vida familiar, profissional e social, os quais contribuíram para a formação do bom conceito sobre mim. Deixo a emoção me invadir e registro um agradecimento especial aos meus pais e compartilho essa homenagem com meu grande companheiro de vida, Martonio Coelho.” Disse a homenageada. Segundo Clara, a homenagem a FBC teve a generosidade de lhe conferir “aumenta ainda mais a minha responsabilidade perante a comunidade contábil. Todo esse apreço reveste-se de combustível poderoso para que eu possa seguir com mais coragem e perseverança em busca de ações benéficas que venham ao encontro dos anseios maiores da classe contábil brasileira”.

• Assista à gravação do lançamento do prêmio:
https://youtu.be/thcfOhWpebQ

• Serviço:

1º O Prêmio Produção Intelectual Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim
Submissão de trabalhos: 15 de julho a 30 de agosto de 2021
Avaliação dos trabalhos: 1º de setembro a 20 de setembro de 2021
Divulgação dos trabalhos Classificados: 25 de setembro de 2021
Premiação: 19 a 21 de outubro de 2021 (Dia a definir)
Local da premiação: Porto Alegre – RS Evento de premiação Reunião das Academias de Ciências Contábeis na Conferência Interamericana de Contabilidade – CIC, realizada pela AIC – Associação Interamericana de Contabilidade.

• Informações, regulamento e edital:
http://www.fbc.org.br/premio-maria-clara-bugarim-saiba-como-participar/