Medalha de Mérito instituída pela Abracicon foi entregue no VII Encontro Luso-Brasileiro

No dia 31 de março, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) entregou a Medalha Mérito Contábil António Domingues de Azevedo à doutora em Contabilidade pela Universidade do Minho, Lúcia Lima Rodrigues.

Lúcia é portuguesa, Doutora em Contabilidade, pela Universidade do Minho; Mestre e Licenciada, em Economia pela Universidade do Porto. É professora Associada com Agregação na EEG-Minho, com longa experiência de ensino, nomeadamente em MBA, MSc, Doutoramento, Licenciatura e cursos de formação para executivos, nas áreas de Contabilidade Financeira e Teoria Contabilística.

Autora de capítulos e livros em diferentes temas, Lúcia tem publicado artigos em diversas revistas científicas internacionais de topo na área da Contabilidade e Gestão, sendo autora e coautora de mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais como Accounting, Organization and Society, European Accounting Review ou Business History.

É Presidente do Conselho Editorial da revista científica Contabilidade e Gestão (Portuguese Journal of Accounting and Management) da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

-É book review Editor da European Accounting Association, tendo nos últimos anos pertencido ao Management Board e ao Management Committee desta Associação Europeia.

-É, ainda, Presidente do Colégio de Contabilidade Financeira e da Comissão de História da Contabilidade da OCC.

 

Medalha Mérito Contábil António Domingues de Azevedo

A comenda foi instituída pela ABRACICON e é concedida ao profissional que possua reputação ilibada e que exerça, no mínimo, 10 anos de exercício da profissão contábil e que seja autor de obra contábil de reconhecido valor.

Ainda durante o evento, sediado em Salvador-BA, com o tema “A Contabilidade como Instrumento de gestão nos negócios luso-brasileiros”, a presidente da ABRACICON, Maria Clara Cavalcante Bugarim, realizou a palestra Magna de abertura: “O Exercício da Cidadania e o Combate à Corrupção”, no qual falou sobre a corrupção no Brasil e o seu impacto com o desenvolvimento social e econômico no País.

Sobre o Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade:

O tradicional evento entre Brasil e Portugal, o Luso tem como objetivo compartilhar conhecimentos contábeis entre os dois países. Paralelo ao Luso foi realizado o 15º Fórum da Mulher Contabilista, que trouxe como lema “A mulher profissional da contabilidade no Brasil e em Portugal”.

A mesa de honra foi composta pelos presidentes do CFC, José Martonio Alves Coelho; da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Antonio Carlos Nogueira Cerqueira; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Idésio da Silva Coelho Júnior; do representante da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal, José Carlos Marques; da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim; da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, Carlos de Souza Andrade; da Academia Baiana de Ciências Contábeis, Adeíldo Osório de Oliveira; e da coordenadora adjunta da Câmara de Registro do CFC, Maria Constança Galvão Carneiro.

O evento também contou com a participação de conselheiros do CFC e do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), representantes da OCC de Portugal, além de lideranças da contabilidade local.