Quintas do Saber – 08/06 – Os desafios da Justiça Eleitoral nas Eleições de 2022

O Quintas do Saber deste dia 08/06 teve como tema “Os desafios da Justiça Eleitoral nas Eleições de 2022” e marcou a abertura do Seminário Nacional de Contabilidade Eleitoral e Partidária 2022 – Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais do CFC, que acontece em parceria com o TSE.

A presidente da Abracicon Maria Clara Cavalcante Bugarim destacou que a contabilidade eleitoral e partidária é discutida pela Classe Contábil há mais de uma década e defendeu o trabalho da classe em favor das eleições brasileiras. “Nós precisamos, sim, ter prestações de contas claras, transparentes. Nós precisamos, sim, possibilitar, por meio dessas prestações de contas um efetivo controle social, que só acontece, de fato, quando nós conseguimos demonstrar para a sociedade toda a origem e toda a aplicação dos recursos que são colocados nas grandes causas, principalmente. A eleição é esse momento”.

Na abertura, Aécio Dantas, presidente do CFC salientou a responsabilidade dos profissionais da contabilidade no processo eleitoral. “Nós precisamos mostrar à sociedade brasileira e à Justiça Eleitoral que a participação do profissional da contabilidade no processo eleitoral dá muito mais transparência e qualidade às prestações de contas eleitorais e, notadamente, à contabilidade partidária”.

O evento ainda contou com a participação da presidente do Conselho Curador da FBC, Silvia Leite Cavalcante, o membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Bruno Rangel, o presidente da Comissão de Direitos Político e Eleitoral da OAB Espírito Santo, Fernando Dilen.

Denise Goulard Schlickmann – Secretaria de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional de SC – TRESC e Haroldo Santos Filho – Coordenador da Comissão Eleitoral do CFC explanaram sobre o tema, sob a mediação de Joaquim de Alencar Bezerra Filho – Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e Presidente da Apicicon.

Assista: https://youtu.be/E_7LYRQ4ATg