Quintas do Saber – O Contencioso Tributário e a evolução tecnológica das obrigações acessórias

No dia 18 de maio, contamos com mais uma edição do Quintas do Saber, no Auditório do CFC, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Abracicon.

O tema tratado foi “O Contencioso Tributário e a evolução tecnológica das obrigações acessórias.”

Uma conversa repleta de conteúdo de alta relevância, incluindo novidades importantes para a classe, anunciadas pelos representantes da Receita Federal do Brasil, Julio Cesar Vieira Gomes (Secretário Especial da RFB), Frederico Igor Leite Faber (Subsecretário de Arrecadação, Cadastro e Atendimento da RFB) e Adriano Pereira Subirá, Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal.

Durante o evento, Julio Cesar Vieira Gomes anunciou, em primeira mão, a prorrogação da ECD do dia 31 de maio para o dia 30 de junho, atendendo a um pleito das entidades de classe (CFC, Fenacon e Ibracon). “Eu gostaria de anunciar que assinei, hoje de manhã, a prorrogação da Escrituração Contábil Digital até o final de junho”, disse o secretário, e enfatizou ainda que “A Receita Federal está sempre de braços abertos para contribuir, no que for necessário, para o desenvolvimento do nosso país e para a melhoria do nosso ambiente de negócios, para que possamos crescer ainda mais”.

Na ocasião também foi anunciada a postergação do prazo da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) para 31 de agosto.

O Acadêmico da Abracicon, Clóvis Belbute Peres, representando a presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim, reforçou que a Academia é sempre um um canal para o aprofundamento do conhecimento e que “a Abracicon tem grande orgulho deste espaço que é o Quintas do Saber, de trazer órgãos como a Receita Federal e grandes contadores e grandes professores trazendo sua experiência para um intercâmbio de saberes”.

O evento ainda contou com a presença de Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CFC, Zulmir Breda, ex-presidente do CFC e Ângela Dantas, conselheira do CFC como medidadora.

Assista à gravação do evento no YouTube da Abracicon: https://youtu.be/1ca1gvPqLZw