XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores foi realizado em 29/09

O Encontro, que é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e conta com a organização da Abracicon, teve como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais e as tendências mundiais do ensino da contabilidade, proporcionando aos profissionais da área oportunidades singulares de aprimoramento e crescimento; além de tratar de forma aprofundada das questões relativas à evolução da Ciência Contábil e o conflito de gerações.

O ENCPCCC acontece anualmente e tem por objetivo aproximar o Sistema CFC/CRCs da realidade das Instituições de Ensino Superior (IES), discutir a qualidade do ensino e as tendências da profissão, além de debater os principais desafios do ensino do curso em Ciências Contábeis no País. Este ano, ele foi realizado no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.

A XI edição do Encontro terá como lema “Inspirar, Educar e Evoluir”, que direcionou o foco dos painéis e dos temas a serem discutidos, oferecendo aos participantes do Encontro a oportunidade de consolidação de entendimentos técnicos, social e político.

A primeira edição do evento aconteceu em 2006, em Brasília. Inicialmente, o Encontro previa a participação, somente, dos Coordenadores do curso de Ciências Contábeis, mas em 2012, visando ampliar o escopo do projeto, agregaram-se, também, os professores.

HISTÓRICO DA REALIZAÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2018 – São Paulo/SP.
  • X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2015 – Belo Horizonte/MG.
  • IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2014 – Brasília/DF.
  • VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2013 – Porto Alegre/RS.
  • VII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis – 2012 -Belém/PA.
  • VI Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2011 -Fortaleza/CE.
  • V Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2010 -Brasília/DF.
  • IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2009 -Brasília/DF.
  • III Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2008 – Gramado/RS.
  • II Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2007 – Brasília/DF.
  • Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis – 2006 – Brasília/DF.

JUSTIFICATIVA

A Lei n.º 12.249/2010 definiu como competência dos Conselhos de Contabilidade a promoção da educação continuada, que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade, como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil.

A educação continuada é o ato de atualizar e aprimorar o conhecimento – premissa básica para atuação em qualquer mercado profissional.

O Conselho Federal de Contabilidade tem, em seu plano de trabalho, a previsão de realização, a cada dois anos, do Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC).

O CFC, visando acompanhar os movimentos da economia mundial e a evolução do processo educativo ao padrão global, fomenta, por meio de gestão orçamentária e financeira, investimentos na qualificação do profissional e da Ciência Contábil no País, seja de forma direta ou indireta.

Cumprir a missão do CFC que é inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público.

PÚBLICO-ALVO

Coordenadores e professores dos cursos de Ciências Contábeis, gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) e dirigentes pedagógicos.

Estima-se a participação de até 300 participantes do evento.

OBJETIVO GERAL

Promover o debate com os coordenadores e professores dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil, no que se refere à superação no ensino da Contabilidade, aprofundando nas questões da evolução da Ciência Contábil, do ensino e do conflito de gerações.