Muitas vezes conquistamos aquilo que nunca sonhamos, mas que os nossos ancestrais desejaram
Thais Alves Lira
Mestranda em Contabilidade pelo Departamento de Ciências Contábeis do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pós-graduanda em Gestão e Negócios no Instituto Federal do Paraná.
Nasci no Estado do Pará, onde realizei toda a minha formação em instituições públicas desde o primário ao ensino superior (graduação). Ao vivenciar o dia a dia das escolas públicas, percebi que a educação pode transformar vidas e tornar sonhos realidade. No ensino médio, as aulas de Matemática e de Física me brilhavam os olhos; não eram apenas os números que me encantavam, mas o amor dos professores Tadeu e Cibele em ensinar diariamente os conteúdos. Nesse período, paralelamente às aulas da escola, também já ministrava algumas aulas de reforço escolar para meus colegas de classe e para estudantes do meu bairro, com o objetivo de complementar o custeio do cursinho pré-vestibular que fiz durante todo meu ensino médio. Ao analisar cursos de ensino superior, descobri no curso de Bacharel em Ciências Contábeis diversos aspectos que sempre considerei como essenciais para o exercício profissional, com destaque para ajudar as pessoas por meio dos números.
Em 2014, ainda cursando o terceiro ano do ensino médio, fui aprovada no vestibular da maior universidade do Norte do Brasil, a Universidade Federal do Pará, no curso de Ciências Contábeis. A minha graduação em Contabilidade sem dúvida foi um momento de grande aprendizado, quando participei de disciplinas e discussões com muitos professores pesquisadores de atuação até mesmo internacional. Ao estar imersa em um novo mundo de possibilidades que a UFPA, e principalmente a Faculdade de Ciências Contábeis, me proporcionou vi na carreira acadêmica um grande sonho. Por isso, busquei fazer artigos científicos desde o segundo semestre da faculdade, participar de congressos e principalmente fazer do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma ponte para a carreira acadêmica. Ao investigar temáticas para o TCC, sempre estive convicta de que queria escrever sobre algo diferente do que eu comumente encontrava na contabilidade, mas ainda não sabia ao certo qual temática. E, para essa descoberta, contei com o apoio das minhas queridas professoras Dra. Adriana Silva e Dra Angélica Vasconcelos, que me apresentaram a pesquisa histórica na Contabilidade.
Com a orientação da Profª. Dra Adriana Silva, escrevi meu TCC sobre o Fundo de Emancipação dos escravos e o exercício do poder organizacional, que discutiu o poder exercido sobre populações específicas por meio das inscrições contábeis. Fui muito privilegiada em ter a Profª Dra. Adriana Silva como orientadora, pois ela sempre esteve ao meu lado em momentos de dificuldade com muita paciência e amor pela docência. A pesquisa então, após ser aprovada com excelência pela banca de defesa, foi submetida ao Congresso de Iniciação Cientifica de Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e felizmente foi premiado como Melhor Trabalho da área de Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor. Uma conquista supermotivadora!
Em 2018, logo no final da graduação, antes mesmo da outorga de grau, uma grande oportunidade surgiu: fui aprovada no processo seletivo de uma das maiores empresas de consultoria e contabilidade do mundo. Iniciei assim, minha carreira na auditoria contábil com o foco de aperfeiçoar meus conhecimentos sobre a prática contábil. Com o conhecimento acerca das limitações regionais quanto a inexistência da oferta de mestrados acadêmicos em Contabilidade por instituições públicas na região Norte, busquei assim, economizar recursos para custear meu mestrado e doutorado em outra região. A carreira na auditoria contábil me proporcionou diversas realizações profissionais e pessoais; a cada projeto possui a oportunidade de consolidar o que havia aprendido na universidade. Foi uma experiência incrível!
Com o foco na carreira docente, em 2019 prestei o concurso para professor substituto da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e fui aprovada em segundo lugar. Ao ler o e-mail de convocação vi que estava ainda mais próximo de realizar o sonho de fazer meu mestrado e doutorado. Mais um grande passo havia sido conquistado! Sempre serei grata à Ufra pela oportunidade de atuar na docência e ter a felicidade em trabalhar conjuntamente com incríveis educadores e discentes, que fizeram toda a diferença na minha trajetória profissional.
No final de 2020, fui então aprovada no Mestrado em Contabilidade do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná e, devido à pandemia de Covid-19, cursei o primeiro ano do mestrado na modalidade on-line. O primeiro ano de mestrado foi repleto de desafios, conquistas, aprendizados e muitas oportunidades, inclusive de realizar estágio docência em algumas disciplinas com supervisão do meu orientador Prof. Dr. Vicente Pacheco. Já aprovada no mestrado, era o momento de tirar do papel alguns outros objetivos, então antes mesmo do início das aulas do mestrado, estudei para o Exame de Qualificação Técnica Geral do Cadastro dos Auditores Independentes e com a resolução de muitas questões, treino das questões subjetivas e fui aprovada e hoje possuo além do registro profissional de contadora, o de auditora contábil. Logo após, também fui aprovada no processo seletivo para a pós-graduação lato sensu em Gestão e Negócios do Instituto Federal do Paraná. Aos poucos os projetos se tornavam realidade e, por mais cansativo que era a rotina de estudos, mais grata eu me sentia por todas as oportunidades que estavam ao meu alcance.
No segundo ano do mestrado, em 2022, com a volta das aulas presenciais e a efetiva mudança de Estado muitos desafios foram somados, mas com muito foco continuei o desenvolvimento da escrita da minha dissertação. E em paralelo, com o objetivo de iniciar o doutorado, busquei investigar temáticas para o meu projeto de tese. Comecei assim a trilhar todas as etapas até a defesa, créditos de disciplinas finalizados, aprovação na pré-qualificação do grupo pesquisa e qualificação final. Ainda no final do ano de 2022, recebi a incrível notícia que fui aprovada em primeiro lugar no processo seletivo do doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná, o que representa uma grande conquista não só para mim, mas para toda a minha família e torna evidente o quanto a educação transformou a minha história. Com a defesa da dissertação, que aborda o counter accounting e a ideologia pró-abolicionista no Brasil do século XIX por meio do estudo de documentos históricos de uma associação abolicionista que atuou no Rio de Janeiro, um dos ciclos mais importantes da minha vida foi finalizado, e sinto que tudo é possível para aqueles que ousam apostar em seus sonhos. E utilizando-me das palavras de Rodrigo França, afirmo que “Muitas vezes conquistamos aquilo que nunca sonhamos, mas que os nossos ancestrais desejaram”.