Dar menos do que o seu melhor é sacrificar um dom
Dar menos do que o seu melhor é sacrificar um dom
Print Friendly and PDF

Dar menos do que o seu melhor é sacrificar um dom

Edição 43
ISSN: 2357/7428
Abril, 2023
13 min

Débora Tazinasso de Oliveira
Graduada em Administração, pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades, Mestre e Doutora em Planejamento e Governança Pública (UTFPR). Gerente de Planejamento de Contratações na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6290421605446612

Nasci em uma pequena cidade do Mato Grosso, onde vivi até os 10 anos de idade com meus pais e três irmãos. Levávamos uma vida simples e despretensiosa, com limitações de recursos, porém alegre – essa é a memória afetiva que trago comigo. Meus pais tiveram pouca oportunidade de estudo – apenas ensino primário – mas, desde muito cedo priorizaram os estudos dos filhos, mesmo diante das diversas dificuldades enfrentadas. Penso que a inspiração para seguir uma carreira acadêmica se inicia nas primeiras fases da vida, a partir de pequenos incentivos como estes. 

No ano de 2001, nós nos mudamos para Francisco Beltrão, no Paraná, onde concluí os estudos e cursei o Ensino Médio Técnico em Administração. Nesse período, trabalhei em um escritório de contabilidade na função de estagiária. No ano de 2009, aos 18 anos, prestei concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde, em que fui aprovada e iniciei a carreira profissional no setor Financeiro e Compras do Hospital Regional do Sudoeste do Paraná, dando início a uma trajetória no serviço público. 

Inspirada em familiares e colegas de trabalho, os quais admirava pelas competências demonstradas no dia a dia, ingressei no Curso de Administração por uma universidade local. Com muito esforço concluí a graduação, com os recursos do próprio trabalho. A universidade me proporcionou muitas experiências enriquecedoras e o contato com pessoas inspiradoras. Admiro muito alguns professores desse período, os quais – direta ou indiretamente – sempre me incentivaram a buscar o meu melhor. Posso citar o professor Gilson Mussi dos Reis, a professora Andriele de Prá Carvalho e a professora Jocelaine Mezomo como minhas principais referências e exemplos deste período. Ao concluir a graduação, em 2014, casei-me e me mudei para Curitiba. 

Ainda na condição de servidora pública estadual, fui transferida para o setor financeiro do Hospital Oswaldo Cruz na capital. Em busca de novos saberes, logo após a graduação iniciei um MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Após a conclusão da especialização, pensando em aprimorar o conhecimento na minha área de atuação profissional, fiz uma busca por cursos de pós-graduação mais específicos, stricto sensu, e encontrei o Programa de Mestrado em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 

De imediato a ementa do programa e o perfil dos docentes me chamou a atenção, fato que me fez participar da seleção do programa algumas semanas depois. Na seleção, eu me classifiquei em primeiro lugar na linha de pesquisa escolhida. Ao iniciar o curso, instantaneamente me identifiquei muito com o professor Dr. Antonio Gonçalves de Oliveira, e saber que fui escolhida para ser sua orientanda nessa jornada me deixou muito feliz e motivada. Foram dois anos e meio de uma parceria produtiva e engrandecedora!

Concluir o Mestrado me abriu algumas portas profissionalmente. Fui alocada em novos projetos, atuei no Comitê de Qualidade e Ouvidoria do Hospital onde trabalhava e assumi a chefia do setor financeiro e compras da Unidade. Este reconhecimento incentivou a continuar em busca de constante qualificação. Em 2018, logo após a conclusão do mestrado, participei da seleção do Doutorado do mesmo programa e fui classificada em segundo lugar na linha de pesquisa escolhida, iniciando mais quatro anos de parceria com o meu orientado, professor Antonio, agora na condição de doutoranda. 

No ano de 2019, fui convidada a compor a equipe de uma nova Coordenação que estava sendo instituída na Secretaria de Estado da Saúde, nomeada Coordenação de Governança em Aquisições, idealizada por um amigo e colega de trabalho, profissional do qual tenho muita admiração – Milton Proença Junior. Daquele momento até o presente, foram desenvolvidos muitos projetos, compartilhado muito conhecimento e adquiridas experiências enriquecedoras oriundas de trocas com outros profissionais. Atuar junto a essa equipe me proporcionou [e ainda proporciona] aprendizado e crescimento diário. Estar em contato com gestores entusiastas de uma boa gestão pública sem dúvidas é a força motriz que nos incentiva a continuar mesmo diante de dificuldades. 

No ano de 2023, completo 14 anos de experiência no serviço público – na área de planejamento, compras públicas e licitações. Percebo que a experiência e qualificação construída ao longo desse período me tornaram apta a ocupar funções estratégicas na instituição. Atualmente sou Gerente de Planejamento de Contratações da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, em Curitiba; minha equipe desempenha um papel de referência na Secretaria, atuando na gestão de contratações públicas para atendimento de aproximadamente 80 unidades descentralizadas e 150 serviços locais, no planejamento de contratações, na implantação de fluxos padronizados de processos, treinamentos das equipes de compras, assessoramento, entre outras atividades.

Posso inferir que ingressar no programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Governança Pública foi fator determinante para o surgimento de oportunidades de crescimento profissional e aprendizado ao longo dessa trajetória. 

Finalmente, tomo a liberdade de tecer algumas sugestões para quem deseja trilhar esse caminho: Tenha alguém em quem se inspirar; Não se acolha na zona de conforto; Tenha apetite pelo novo; Compartilhe seu conhecimento; Seja um incentivador de pessoas; Busque seu potencial máximo, “dar menos do que o se melhor é sacrificar um dom”! [Steve Prefontaine]