Em meio a tantas atribuições do dia a dia, não percebemos a velocidade do tempo, e, assim, lá se foi mais um ano. Iniciamos 2024 com muitas certezas, em especial, a de que conseguimos realizar as ações previstas para o ano de 2023 e de que estamos preparados para construir novas pontes neste exercício atual.
Num piscar de olhos, chegamos ao apagar das luzes de 2023 convictos de que a gestão foi altamente proveitosa, a partir do momento que conseguimos dar continuidade aos projetos em andamento e de que construímos uma base sólida para garantirmos em 2024 todos os nossos intentos com relação à construção de uma agenda cada vez mais participativa e atuante, com a abertura de um leque de parcerias.
Tais resultados foram apresentados, no mês de dezembro, quando a Abracicon realizou três reuniões regimentais, em Brasília/DF, oportunidade em que foram apresentadas a prestação de contas do exercício e os planos para o III Encontro Nacional das Academias de Ciências Contábeis e a 6ª ExpoAbracicon, que ocorrerão durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade.
Dia após dia, com bastante entusiasmo, estamos renovando ciclos, amadurecendo, aprendendo, repaginando. E com essa visão, iniciamos 2024 com muita responsabilidade, identificando as oportunidades e os desafios que se apresentarão durante o ano.
Estamos sempre convictos de que as dificuldades e as experiências vêm para crescermos como profissionais e como pessoa. Ao darmos cumprimento à nossa tradicional agenda a cada início de ano e, naturalmente, das nossas rotinas administrativas, vamos fomentar as ações voltadas à educação continuada dos nossos profissionais, com a realização de cursos, seminários e palestras.
Para informação aos caros leitores, estamos a um passo da assinatura das novas diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis, pelo ministro da Educação. Sem dúvida, esse é um grande passo rumo à modernização da Contabilidade.
Como trabalho não falta, já, neste ano, realizamos o Seminário sobre a Adoção de Normas Internacionais de Sustentabilidade, organizado pelo Cilea e pela Ifac, com a minha participação e do acadêmico da Abracicon Zulmir Ivânio Breda, que é coordenador do Comité Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) do Brasil.
Assim, neste início de ano, as minhas palavras são de gratidão, em primeiro lugar, a Deus pelo que foi possível realizar no ano passado, com a superação de todas as nossas limitações.
Agradeço também aos nossos competentíssimos acadêmicos de todas as Academias do Brasil, que não se furtaram ao bom trabalho, apresentando uma profícua atuação e uma valiosa disposição para colaborar, com provas de sincero companheirismo.
Aos leais amigos acadêmicos da própria Abracicon e a todo o corpo diretor, não tenho palavras para expressar a minha gratidão pelo excelente trabalho. Reconheço os méritos de cada um de vocês, que estão sempre dispostos a colaborar para o bom êxito de nossa gestão.