Acadêmico: Ernani Ott
Sou natural de Novo Hamburgo (RS), nascido no dia 7 de abril de 1945. Cursei o primeiro grau no Grupo Escolar Vila Industrial (municipal); o ginásio na Escola Pindorama da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo; e o Técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio São Jacó. Em março de 1964, ingressei no curso de Ciências Econômicas na então Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos (Fevarsinos hoje Unisinos) onde me formei em dezembro de 1967. Em 1º de fevereiro de 1969, ingressei como docente na Universidade onde atuei até 12 de janeiro de 2021. Portanto, foram praticamente 52 anos de atividade como professor.
Comecei a trabalhar aos 16 anos, atuando de 1961 a 1966 em uma empresa do setor calçadista e, de 1966 até o final de 1979, em uma empresa do setor têxtil, ambas em Novo Hamburgo. Em meados de 1980, abri junto com ex-colegas de curso um escritório de consultoria do qual fui sócio até o ano de 2020. Como comecei a lecionar no início de 1969, trabalhava na empresa e depois no escritório durante o dia e ministrava aulas à noite.
Já fazia parte do corpo docente quando a Fevarsinos deu lugar à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), criada no dia 31 de julho de 1969. Na estrutura da universidade, foram criados Centros de Ensino com Diretorias e Chefias de Departamentos. Na oportunidade fui convidado para assumir a chefia do Departamento de Contabilidade. Nos primeiros anos, atuei como professor horista, ministrando aulas em algumas noites. Nas noites livres, cursei as disciplinas que faltavam para obter o título de Bacharel em Ciências Contábeis e, mais tarde, cursei uma Especialização em Contabilidade.
Em janeiro de 1982, fui nomeado pela Reitoria para dirigir o Centro de Ciências Econômicas, que abrigava os cursos de Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Administração de Empresas e Comércio Exterior. Permaneci na Diretoria durante três mandatos de quatro anos cada. Quase ao findar o terceiro mandato, fui aceito na Universidade de Deusto em San Sebastián, Espanha, para fazer o doutorado, o qual foi concluído com defesa de tese em 30 de janeiro de 1998. Nesse período já vinha dedicando 40 horas semanais às atividades na universidade, desde outubro de 1988.
Em 1999, iniciamos na Unisinos o curso de mestrado em Ciências Contábeis do qual me tornei professor e coordenador em maio de 2001, permanecendo no cargo até o final de 2009. Até o final de 2020, atuei como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, mestrado e doutorado. Desde 12 de janeiro de 2021, sou Pesquisador Voluntário na Unisinos.
Em abril de 2021, fui homenageado pela Reitoria, Diretorias e Colegas pela atuação como docente de praticamente 52 anos na universidade. Também fui honrado com a denominação de “Sala Professor Ernani Ott” à sala 215 do Prédio da Unisinos Porto Alegre, que abriga a sala de professores e gabinetes de professores/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Em 26 de outubro de 2021, novamente fui honrado pela concessão por parte da Unisinos do título de “Professor Emérito” da Universidade. Por ocasião das comemorações dos 50 anos da Unisinos, fui agraciado com a Medalha Santo Inácio de Loyola. Também na Universidade recebi “Diploma de Honra ao Mérito”; “Medalha pelos 35 anos como docente”; e título de “Pesquisador Destaque”.
Ainda no âmbito acadêmico participei, na condição de coordenador do mestrado juntamente com os coordenadores dos demais cursos existentes na época, da criação em 30 de janeiro de 2006 da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis ( Anpcont), da qual fui diretor presidente de 2014 a 2017. Em 2020, fui agraciado pela Anpcont com o troféu “Hall da Fama”, juntamente com ilustres colegas professores da área contábil. Também tenho a honra de ser membro, desde 2013, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) na qual ocupo a Cátedra 22 do saudoso colega Erly Arno Poisl e desde 2015 da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS). Durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em 2016, o trabalho em parceria com o professor Marco Aurélio Gomes Barbosa denominado “Das primeiras evidências à consolidação: o resgate da memória contábil do Rio Grande do Sul” foi um dos três premiados no concurso “Resgate da Memória Contábil nos Estados”, figurando em livro publicado pelo Conselho Federal de Contabilidade.
No Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, tive a oportunidade de participar durante vários anos da Comissão de Acompanhamento da Área do Ensino Superior e, no Conselho Federal de Contabilidade, faço parte há muitos anos do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) e desde 2008 do Comitê Científico do Congresso Brasileiro de Contabilidade.
Durante o tempo de dedicação à docência, fui agraciado com convites para ser paraninfo e professor homenageado do curso de Ciências Contábeis em inúmeras oportunidades. Também, em várias oportunidades, fui professor homenageado dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Economia.