Um trimestre intenso e movimentado. Assim podemos definir o saldo dos importantes ações registradas durante os meses de fevereiro, março e abril. Contamos, no período, com diferentes acontecimentos nas nossas Academias pelo Brasil afora.
Convém saber que o planejamento delineado e os compromissos assumidos ao final do exercício passado estão sendo regularmente concretizados, na medida em que nos colocamos à disposição, de corpo e alma, para o trabalho em benefício das causas maiores da nossa Contabilidade.
Enfrentamos uma pandemia sem precedentes, mas não deixamos o barco virar. Como diz o conhecido aforismo, “não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”. Continuamos firmes e empenhados na missão de contribuir para o sucesso das Ciências Contábeis, cientes de que a teoria contábil sem as ações não significa nada. Temos que fazer e acontecer, garantindo a melhor capacitação para nossos profissionais e criando oportunidades salutares visando ao desenvolvimento das Ciências Contábeis em todas as suas nuances, seja como ciência, seja como classe, seja como profissão e seja como academia. E, felizmente, contamos com um corpo de profissionais atuantes, que tem feito a sua preciosa parte, sem descurar do cumprimento de suas responsabilidades maiores e dos preceitos ético-morais.
Como entidades privilegiadas pela sua peculiaridade institucional, especialmente por contarem com profissionais de notório saber, que interagem diuturnamente com as mais avançadas correntes de pensamento da Contabilidade, nossas Academias têm sido uma poderosa caixa de ressonância no sentido de dar conhecimento à concretização de nossa missão primeira, qual seja a de promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.
Como são muitas as ações das nossas Academias, as quais o caro leitor poderá verificar nas páginas seguintes, e o curto espaço deste editorial, quero parabenizar todos os nossos aguerridos presidentes das entidades e felicitar os novos membros que passaram a integrá-las neste ano de 2022. Saúdo e agradeço pelo profícuo e incessante trabalho.
Quero fazer um registro especial para o sucesso da 1ª edição do “FBC Connect – Inspirando mentes, despertando potencialidades”, no qual tive a honra de ser painelista, abordando sobre o tema “Liderança Feminina na Contabilidade”, ao lado das amigas Aline Portela, Márcia Alcazar e Sandra Santiago. Já o projeto Quintas do Saber nos presenteou com mais uma edição, desta vez com o tema “As novas normas contábeis para Pequenas Empresas e Microentidades”, que teve a participação de renomados palestrantes, como Ana Tércia Rodrigues, Eliseu Martins e Fábio Moraes.
Entre outras atividades, também realizamos em março a primeira Reunião de Presidentes das Academias de Ciências Contábeis, cuja pauta apresentou projetos para o ano, com apresentação da nova Diretoria da Abracicon, e apresentamos em conjunto com o Conselho Federal de Contabilidade o inovador Projeto Conexão Contábil, com objetivo de estreitar parcerias, criando espaços para promover a Educação Continuada para os profissionais da contabilidade, gratuitamente, com pontuação para o Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).
Outro tema de alta relevância e que tem mobilizado diferentes entidades contábeis está relacionado às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Ciências Contábeis. Empenhadas em seu modo “turbo” para a apresentação de uma nova proposta curricular ao Ministério da Educação, o Conselho Federal de Contabilidade, com o apoio das Academias de Ciências Contábeis vêm trabalhando incessantemente e acompanhado de perto todas as ações para apresentar uma minuta de alteração da Resolução CNE/CES n.° 10/2004 – que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Ciências Contábeis. Entre as importantes ações, participamos de reunião com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, para tratarmos sobre o tema.
Nesta edição, agradeço as participações dos acadêmicos José Eustáquio Geovanini, Moacir Carlos Baggio, Antônio Carlos Nasi, Lidiane dos Santos Silva e do amigo Valdir Coscodai, presidente do Ibracon, que enriquecem a nossa revista com suas vivências pessoais e profissionais. Quero também felicitar os autores das pesquisas aqui apresentadas, as quais irão certamente contribuir para o aprimoramento e fortalecimento dos profissionais da contabilidade do Brasil.
Boa leitura.