“Conectar” é uma palavra que, nos dias atuais, está muito em evidência, especialmente pelo seu significado tecnológico, mas que, na essência, significa estabelecer conexão entre, unir, ligar. Conectar pessoas, conectar empresas, conectar o mundo. Esse é o grande interesse da sociedade atual no momento, movimento que tende a crescer ainda muito mais.
Longe de passar ao largo dessa grande tendência, a Abracicon voou mais longe quando abraçou, com a ajuda de entidades parceiras, o Conexão Contábil – um projeto pioneiro, inovador e inteligente, que visa, entre outros objetivos, unir e congregar profissionais da contabilidade de todo o Brasil, oferecendo, por meio de ações gratuitas de educação continuada, espaços para debate com temas de interesse da sociedade e da classe contábil, como auditoria, perícia, contabilidade pública, tecnologia, gestão e sustentabilidade, Terceiro Setor, contabilidade rural-agronegócio, tributário, internacionalização, diversidade-inclusão e empreendedorismo.
Projeto, que proporciona pontuação para o Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), vem acontecendo nas regiões brasileiras desde maio de 2022, com o lançamento na cidade de Teresina (PI), no formato híbrido. Com mais esta feliz iniciativa, o objetivo é seguirmos firmes no nosso propósito de promover a educação continuada para atualização dos conhecimentos e aprimoramento das habilidades técnicas de nossos tão competentes profissionais da contabilidade.
O trimestre também foi marcado pelas tratativas de elaboração das novas diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis, bacharelado. Nesse sentido, caminhamos muito e estamos realizando um trabalho de base forte para que, em curto período, possamos entregar ao Ministério da Educação não apenas uma proposta, mas o sentimento da Contabilidade sobre o que precisamos para evoluir.
E vem dando certo! Ao mantermos bem afinada a parceria da Comissão de Educação do CFC com as Academias de Ciências Contábeis, trabalhamos com muito afinco na elaboração da minuta de alteração da Resolução CNE/CES nº 10/2004, que foi colocada pelo CFC em audiência em maio, quando reuniu mais de 600 sugestões de profissionais, de acadêmicos e de estudantes de todo o país. Também realizamos o “Dia D” em todos os Regionais, somando todas as propostas e sugestões para a finalização da matriz curricular. A meta é apresentarmos o documento ao Ministério da Educação (MEC) ainda neste ano de 2022.
Assim, manifesto o meu mais profundo sentimento de gratidão ao presidente do CFC, Aécio Dantas, que acreditou nas nossas Academias, convidando-as a participar desse importante e único debate para contribuir, de forma expressiva e enriquecedora, na elaboração do normativo.
Quero agradecer também, de modo muito especial, a todas as nossas Academias regionais, que continuam demonstrando competência e habilidade singular nas realizações de suas próprias e dignas ações.
Por fim, felicito a todos os que, direta e indiretamente, participaram na edição de mais este número da nossa Abracicon Saber.