O mais simples dos dicionários da administração atribui o sentido da palavra networking à rede de contatos profissionais, o que significa a construção de uma base sólida de relacionamentos, gerando indicações para futuros trabalhos e para o desenvolvimento da carreira.
Tomando isso como verdade, não consigo encontrar outro termo mais adequado para sintetizar o clima de interação e congraçamento verificado durante os três dias da realização do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), em Manaus/AM.
O cenário amazônico foi um convite ao aprendizado mútuo e à troca de experiências de mais de 2 mil profissionais da contabilidade de todo o Brasil, fortalecendo o networking e atualizando o conhecimento das ferramentas de inovação disponíveis no mercado.
Sob o lema “A nossa trajetória é o nosso sucesso”, as delegações estaduais e as mulheres contabilistas fizeram bonito, deixando a sua marca em mais uma oportunidade de desenvolvimento profissional na área contábil.
Os temas técnicos, normas contábeis e questões relacionadas à igualdade de gênero, à liderança feminina e ao empreendedorismo deram o tom às palestras e talk show dessa edição, que também puderam ser assistidos na modalidade on-line para garantir a acessibilidade a um público ainda maior. Destaco também o lançamento do livro Contabilidade sob Múltiplos Olhares – Elas em Movimento, o qual tive a honra de prefaciar.
O evento foi lindo, e o estande da Abracicon estava lá marcando presença! Faço aqui um agradecimento especial a todo o nosso público presente, em nome do qual faço na pessoa dos presidentes do CFC, Aécio Dantas; da FBC, Sandra Elvira; e a presidente do CRCAM, Joseny Gusmão, que nos recebeu com todo o já esperado acolhimento. E, em 2025, estaremos todos em Natal, a “Cidade do Sol”, para mais um capítulo da história das guerreiras mulheres contabilistas do Brasil.
Quero, nesta oportunidade, agradecer de coração, ao presidente do CRCPR, Laudelino Jochen, pela honrosa Comenda Destaque que recebi no mês de agosto. Essa é uma horaria que estendo a todas as mulheres contabilistas do nosso país.
Como justa e digna referência, voltome ao mais do que merecido título de Professor Benemérito da UnB, concedido ao meu amigo professor e acadêmico da Abracicon, José Antonio de França. Parabéns pela conquista, PROFESSOR FRANÇA! Quero também saudar à Elys Tevania, diretoria executiva do CFC, que abrilhanta esta edição com a sua importante pesquisa.
Como o nosso espaço neste editorial é curto, deixo aqui o convite à leitura das próximas páginas, esperando que o conteúdo deste número possa contribuir com o desenvolvimento profissional de cada um dos leitores.