Natural de Santa Luzia, cidade histórica, vizinha da capital mineira, sou contador. Filho de uma dona de casa e bordadeira e de um padeiro, formamos uma grande família de treze filhos. Sou casado há 50 anos, pai de quatro filhos e avô de três netos.
Natural de Santa Luzia, cidade histórica, vizinha da capital mineira, sou contador. Filho de uma dona de casa e bordadeira e de um padeiro, formamos uma grande família de treze filhos. Sou casado há 50 anos, pai de quatro filhos e avô de três netos.
Comecei a trabalhar aos 14 anos, pois precisávamos ajudar no sustento da casa e logo tive meu primeiro contato com a Contabilidade, no curso Técnico em Contabilidade (Imaco), que era oferecido pelo Munícipio de Belo Horizonte, cidade onde comecei a residir nesse período. Trabalhei na área contábil em um grande frigorífico da região (Frimisa), situado na minha cidade natal.
Posteriormente, graduei-me no curso de Ciências Contábeis e em Administração de Empresas na PUC-MG, sendo convidado a trabalhar em um grupo de empresas da área mineira da Sudene, atuação marcante na minha carreira durante 26 anos, onde fui auditor e diretor até a extinção da empresa, que se deu devido ao falecimento de seu fundador. Desde 1996, atuo como perito contábil em escritório próprio.
Nesse percurso, fiz a pós-graduação em Contabilidade Avançada e, aos 60 anos de idade, tornei-me mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu. Também atuei como auditor-geral do Município de Santa Luzia e Secretário de Cultura da Cidade durante quatro anos.
Na área da docência, na qual atuo desde de 1967, fui professor de Contabilidade na Escola Estadual Domingos Vieira, professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade da cidade de Santa Luzia e professor no Centro Universitário Newton Paiva.
Sempre muito atuante no CRCMG, fui eleito presidente, vice-presidente de Controle Interno, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional. Representei Minas Gerais no Conselho Federal de Contabilidade, como membro efetivo, oportunidade em que tive de participar do projeto visionário e inovador pelo então contador Ivan Carlos Gatti, denominado “Contador do ano 2000”. No Conselho, integrei diversas comissões de grande relevância no Sistema CFC/CRCs.
Sou membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e atualmente presidente da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Desde 2014, atuo como membro do Comitê Editorial da Revista Abracicon Saber, da Abracicon, e como membro da Associação de Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores de Minas Gerais (Aspejudi), inscrito no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC). Integro também o Conselho Administrativo da Cooperativa de Crédito dos Contabilistas de Minas Gerais (Creditábil) e o Conselho Consultivo do CRCMG.
Como autor, colaborei na edição do livro “Contabilidade de Custos – Temas Atuais”, com a coordenação do Prof. Dr Antonio Robles Jr. Publiquei vários artigos na Revista Mineira de Contabilidade, entre eles, “Contabilidade Instrumento de Decisão do Administrador”; “O Utilitarismo Aplicado no Ensino da Ciência Contábil” e “Custo da Oportunidade”, sendo este coautor.
Minha trajetória foi marcada por honrosas condecorações: Mérito BH90, por contribuição ao desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte; Medalha do Mérito Humanitário no Grau Ouro, pelos relevantes serviços prestados a humanidade, concedida pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira; Medalha Antônio de Castro Silva, maior comenda da cidade de Santa Luzia; Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal, concedida pela Câmara Municipal de Santa Luzia, entre outras. Por último, no ano de 2019, fui agraciado com a honrosa Medalha Mérito Contábil de Minas Gerais.