Lidiane dos Santos Silva
Lidiane dos Santos Silva
Print Friendly and PDF

Lidiane dos Santos Silva

Edição 39
ISSN 2357/7428
Abril, 2022

Entrevistada

Lidiane dos Santos Silva
Presidente da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis- Atoccon

Como iniciou nesta área e quais foram os mais relevantes aprendizados que a contabilidade lhe proporcionou até os dias atuais?
A vontade de fazer contabilidade veio por inspiração na profissão dos meus pais, técnicos em contabilidade na época, hoje contadores. A vivência com ambos acabou mostrando os caminhos na minha carreira. Apesar de ter caminhado junto com eles em empresa contábil durante dez anos, a minha carreira se tornou acadêmica desde o primeiro dia após a colação de grau., onde desenvolvia trabalhos na área técnica durante o dia e era docente na universidade todas as noites. Caminhei da área privada á área pública e com isso acabei tendo resultados muito importantes no meu processo de aprendizagem, onde pelas minhas experiências pude aceitar muitos desafios. Foi por meio da contabilidade que pude desenvolver projetos com centenas de pequenos negócios e aceitar o desafio de propiciar mudanças substanciais na vida destas empresas, a partir daí o lado científico foi despertado e comecei a desenvolver pesquisas para entender melhor os resultados dos meus projetos de extensão e nascia a partir disso um compilado de textos em que eu sentia a necessidade de divulgar e o lado da produção científica se tornava cada vez mais forte, foi quando eu resolvi abraçar totalmente minha carreira na educação. Comecei em trabalhos de consultoria e instrutoria formando pequenos empresários com o apoio de uma instituição muito conhecida na qual era credenciada, o SEBRAE. Depois por meio de necessidade individual pesquisei junto a projetos desenvolvidos nas universidades nas quais trabalhei e a vontade de explorar mais o meu conhecimento quanto ao curso de ciências contábeis fez com que me credenciasse como avaliadora de cursos do MEC/INEP, onde tive a oportunidade de viajar o Brasil autorizando e reconhecendo cursos e o melhor, entendendo a diferença cultural onde a ciência é aplicada. Como reconhecimento do trabalho que desenvolvi fui convidada a ser presidente na Academia de Ciências Contábeis do meu estado e fiquei muito feliz pois era mais uma oportunidade de disseminar e abarcar a contabilidade de modo científico no nosso estado. De lá, da graduação, até hoje, vinte anos depois, a Contabilidade só me trouxe resultados positivos e importantes e a cada dia eu vejo o quão necessária é esta ciência para o desenvolvimento de um país com credibilidade, saúde econômica e resultados positivos.

Como é atuar na presidência da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis – ATOCCON?
Independente do posto que ocupo na Academia, tenho muita satisfação em desenvolver trabalhos na área de pesquisa e científica da contabilidade, e é este o trabalho que considero mais importante da Academia. Quando presidente, tenho oportunidade da liderança destes projetos, o que talvez propicie mais oportunidades. Temos na Academia do Tocantins, o desafio de toda instituição no início, agregar na comunidade técnica o desejo e a vontade de participar efetivamente das ações da instituição mas vamos a cada dia vencendo este desafio. Atuar como presidente de uma organização tão importante para o desenvolvimento científico da contabilidade é uma missão que compactua com os propósitos da minha carreira, porém estes propósitos estariam atrelados a qualquer cargo dentro da academia, pois faço porque entendo qual a minha missão de vida como profissional.

Tratando das transformações na área contábil, principalmente pós pandemia, como fica o cenário da profissão contábil na sua opinião?
O mundo atual espera por profissionais cada vez mais dedicados a ofertar serviços personalizados, temos que nos preocupar em nos fazer presentes, por mais que por muitas vezes não possamos estar realmente no mesmo local do cliente, é um papel mais consultivo e analítico, devendo propiciar ao cliente informações substanciais para a tomada de decisões. A contabilidade é o verdadeiro propulsor da retomada dos negócios, é o ponto de partida, os profissionais contábeis podem auxiliar em todo esse processo garantindo a continuidade e o gerenciamento dos serviços das organizações. Deste modo o cenário da profissão contábil é de crescimento e de reconhecimento.

Na sua visão, como está o desenvolvimento dos profissionais contábeis do Tocantins e quais são as principais tendências no âmbito do aprimoramento acadêmico brasileiro?
O Conselho (CRC) tem sua câmara de desenvolvimento profissional com a função de coordenar todo o trabalho voltado ao aperfeiçoamento da profissão contábil no Estado, e tem a função de planejar e executar projetos, como palestras, cursos, seminários entre outras, acompanhando todas as mudanças recentes que acontecem no âmbitos da contabilidade, sinto esse papel muito bem desenvolvido e com a direção de profissionais que acredito, no entanto é necessária cada vez mais a participação nestes eventos organizados pelas instituições contábeis, ainda precisamos de mais adesão. Estamos quanto ao âmbito acadêmico precisando de mais recursos de incentivo às pesquisas e de mais divulgação das pesquisas que fazemos. Porém no estado do Tocantins estamos muito felizes com a participação em projetos como o Conexão Brasil, onde podemos colaborar com as mudanças das DCNs e as mudanças importantes que deverão ocorrer na grade curricular do curso de Ciências Contábeis.

Como especialista em Gerência Contábil, Auditoria e Controladoria você vê uma ressignificação dessas áreas para o melhor desenvolvimento de empresas e entidades?
Sim , muita mudança e como dito antes, um reconhecimento de quem realmente precisa tomar decisões importantes. A contabilidade gerencial já se tornou um braço das organizações e a Auditoria necessária haja vista que é preciso ter segurança nas informações para uma decisão de qualidade. A controladoria para as empresas que crescem ressignifica-se todos os dias, pois é preciso ferramentas de controle para gerenciamento do negócio, negócio este que muda todos os dias, que inova e que precisa de adaptação ao seu modelo.

O papel da mulher como líder na área contábil
Gostaria de dar destaque a importância de mulheres em cargos de liderança na contabilidade, sinto a cada dia que precisamos estar presentes nas decisões diárias da classe. Precisamos nos apoiar e incentivar umas às outras. É preciso se comprometer e se dedicar à classe para que cresçamos juntas e colaboremos historicamente nas mudanças necessárias da contabilidade no nosso país. Um agradecimento às mulheres que nos inspiram todos os dias e um incentivo àquelas que ainda não estão desempenhando este papel.

ISSN: 2357/7428