Mestrado e doutorado. Divisor de águas na minha vida profissional
Mestrado e doutorado. Divisor de águas na minha vida profissional
Print Friendly and PDF

Mestrado e doutorado. Divisor de águas na minha vida profissional

Edição 39
ISSN 2357/7428
Abril, 2022

Autor

Doutor e Mestre em Contabilidade pela UFPR. Coordenador de Administração Financeira da UFPR/Proplan. Diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFPR/Proplan (substituto eventual)

Saulo Silva Lima Filho

Embora para muitos pareça piegas, realmente acredito que o estudo pode delinear novos caminhos. Independente da área, ou nível de formação, a reiterada busca pelo conhecimento aperfeiçoa a capacidade de compreensão dos problemas e permite que melhores decisões sejam tomadas. Ao menos é isso que persigo diariamente.

Esse valor pelo estudo e o zelo com o trabalho decorrem dos ensinamentos de uma família modesta, da qual carrego uma imensa gratidão pela abdicação que meus pais fizeram durante a minha formação e a da minha irmã. Em que pese nunca ter nos faltado algo, ao final da infância nossas perspectivas não eram fartas, portanto o direcionamento que recebemos foi fundamental.

Sei que nossas trajetórias ainda estão sendo construídas, mas até aqui acredito que possa dizer com orgulho que crescemos. Possuo dupla graduação em Administração e em Ciências Contábeis, fiz duas especializações em Gestão da Previdência e em Contabilidade e Finanças, só então, decidi entrar para a pós-graduação stricto sensu, em que cursei mestrado e doutorado em Contabilidade.

Foi um período bastante difícil, no qual precisei conciliar a intensa rotina de estudos, os afazeres domésticos, os cuidados com duas filhas pequenas, sem deixar de lado as responsabilidades profissionais. Reconheço que não fiz tudo sozinho, tive professores exemplares, uma esposa muito companheira, além de colegas de trabalho dedicados.

Assim como na vida acadêmica, profissionalmente meu interesse sempre esteve voltado às instituições públicas e seus relacionamentos com a sociedade. Antes de ingressar na UFPR, instituição que demonstra uma preocupação ímpar no fomento ao desenvolvimento pessoal, fui servidor na Prefeitura Municipal de Curitiba por quase 10 anos. Em ambas, percebi a capacidade e a obrigação do serviço público em oferecer melhores condições de serviços à população.

Durante esses anos de vida acadêmica, notei o quanto uma base teórica e o adequado uso de técnicas metodológicas podem ser úteis na resolução de problemas reais. A vivência na pós-graduação permitiu que discussões fossem aprofundadas, e a responsabilidade na condução de informações geradas pela Contabilidade aumentou.

Mais precisamente, acredito que a visão míope que restringe a contabilidade como ferramenta formal para elaboração de relatórios e demonstrativos é arcaica. A Contabilidade tem a capacidade de envolver as relações institucionais e descrevê-las de uma forma íntegra. No entanto, seu uso para fomentar discussões sociais ainda é superficial, haja vista que cidadãos, grupos sociais e entidades paraestatais ainda possuem dificuldades para encontrar dados claros sobre a condução das atividades governamentais, apesar de ser perceptível uma evolução nas últimas décadas.

É nesse ambiente de discussões sobre ferramentas de accountability e eficiência no uso de recursos públicos que busco empregar meu ainda limitado conhecimento acadêmico.

Dentro do Departamento de Contabilidade e Finanças procuro colocar em prática essa convicção. Temos ampliado a quantidade e o detalhamento de relatórios à sociedade e tentado oferecer atendimento prestativo a todas as pessoas e instituições que recorrem ao departamento. Além disso, à comunidade interna, trabalhamos para encontrar soluções que simplifiquem a rotina de execução orçamentária e financeira sem deixar de lado os mecanismos de controle e segurança, algo desafiador e recompensante ao mesmo tempo.

É nesse ambiente de discussões sobre ferramentas de accountability e eficiência no uso de recursos públicos que busco empregar meu ainda limitado conhecimento acadêmico. Compreendo que a titulação vinda com o doutorado apenas dá início à vivência científica, cujas discussões originadas no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR ainda me inquietam. Por isso, faço coro à militância que está em busca de melhores serviços públicos e na promoção de ferramentas de transparência, que permitam traduzir atos e fatos à parcela não especializada da sociedade.

Por fim, preciso reiterar que o apoio familiar e institucional vindo da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças foram fundamentais nesse trajeto. Sou grato a todos e espero que meu trabalho corresponda a confiança de vocês.

ISSN: 2357/7428