Moacir Carlos Baggio, filho de Lourenço Baggio e Maria de Conto Baggio, é casado com Etelvina Salete Baggio, com quem teve três filhos: Carlos Cesar, Rui Fernando e Sergio Ricardo.
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná, em 1966, é professor de nível superior no Colégio São José, com licenciamento em Contabilidade Geral, Comercial, Industrial, Agrícola, Administração e Organização e Técnica Comercial (1970).
Ao longo de sua trajetória, realizou cursos de especialização: Aperfeiçoamento e Extensão Universitária; Administração de Pessoal e Contabilidade Municipal; Aperfeiçoamento em Técnicas Administrativas; Técnicas de Elaboração e Execução Orçamentária; Auditoria Interna-Spea-Idort; Custos Industriais e Auditoria Gerencial e Planejamento Tributário.
Também tem diversos cursos de curta duração nas áreas de Computação Eletrônica, Desenvolvimento Gerencial, Impostos Federais, Estaduais e Municipais, Organização, Sistema e Métodos, Exportação e Importação, Turismo, Treinamento e Aperfeiçoamento no Magistério, Aperfeiçoamento em Recursos Humanos, Administração de Materiais, Modernização Administrativa e Administração Participativa.
É membro fundador da Academia De Ciências Contábeis do Paraná; conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – período de 1973 a 1977; vice-presidente do CRCPR
Possui ampla participação em eventos da classe contábil como os Congressos de Contabilidade: Salvador (1973), Guarapari (1975), Gramado (1978), Curitiba (1980), Gramado (2008), Belém (2012); convenções: participação em quase todas as convenções estaduais entre os anos de 1975 a 2010; diversos seminários, simpósios, encontros, reuniões, painéis, jornadas, conferências e ciclos de Contabilidade no Estado do Paraná e em outros estados.
Além disso, Baggio é muito atuante nos da classe contábil. É membro fundador da Academia De Ciências Contábeis do Paraná; conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – período de 1973 a 1977; vice-presidente do CRCPR -1975/1977; secretário geral do Sincolon – Londrina – 1078/1980; presidente da ACCPR-gestões-2010/2013-2020/2022.
Atuou como professor de Organização e Técnica Comercial, Legislação Aplicada e Contabilidade Geral – Colégio Bom Jesus – 1973 a 1977; professor coordenador do escritório modelo do Colégio Bom Jesus – 1980 a 1986; e professor de Contabilidade Geral na faculdade Positivo-1992. Foi instrutor de Contabilidade Geral na Coordenação da Receita do Estado do Paraná – centro de treinamento – 1981 a 1983; e instrutor de Contabilidade Pública e Contabilidade das Sociedades Anônimas no Tribunal de Contas do Estado do Paraná – 1975; e instrutor de Contabilidade Geral no Senac (Londrina), Ocepar, Ministério da Economia (Brasília) e de cursos preparatórios para concursos.
Atividades profissionais
Contador, consultor, auditor e perito-contador, teve participação em conselhos fiscais – período 1965 a 1973, 1977 a 1980, 1991 a 2018. Atuou como contador, analista e instrutor de Contabilidade no Tribunal de Contas do Estado do Paraná-1973 a 1976; contador do Ministério das Finanças no Estado do Paraná – 1976; auditor fiscal da Coordenação da Receita do Estado do Paraná – 1980 a 1990 – em diversos cargos. Realizou palestras, conferências e trabalhos técnicos em escolas técnicas de comércio, faculdades e sindicatos. Realizou projetos de treinamento nas áreas de Contabilidade Geral, Pública e Recursos Humanos na coordenação da Receita do Estado do Paraná. Publicou os seguintes trabalhos: Lineamentos de Contabilidade Geral, com coparticipação do prof. José Laudelino Azzolin; Aspectos da Contabilidade Pública e Prestação de Contas Municipal – Tribunal de Contas do Estado do Paraná; A Importância do Escritório-Modelo nas Escolas Técnicas de Comércio, publicado nas revistas “O Balancete” e “Revista Brasileira de Contabilidade”; Módulos Instrucionais de Contabilidade Básica e Operações com Mercadorias no Centro De Treinamento da Coordenação da Receita do Estado do Paraná (Cenpre). Publicou apostila de Contabilidade Geral para concursos públicos com coparticipação do prof. José Laudelino Azzolin, e diversas publicações internas sobre administração participativa na coordenação da Receita do Estado do Paraná.