Biografia
Nasceu em 9 de abril de 1927, em Belo Horizonte (MG).
Foi o segundo presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis na gestão de 1997 a 2004 e Acadêmico ocupante da Cátedra de n.º 13.
Foi igualmente membro de honra de outras academias na França, Espanha e Estados Unidos. Idealizador e coordena- dor de nove congressos internacionais de contabilidade do mundo latino, criou a maior corrente científica da contabilidade da atualidade, o neopatrimonialismo.
Foi o escritor que mais editou livros e artigos no Brasil e em vários outros países, como Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Chile.
Possuía doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi laureado doutor honoris causa em Letras pela Samuel Benjamin Thomas University de Londres. Venceu vários prêmios internacionais de literatura científica e da Medalha de Ouro do Prêmio João Lyra Tavares, considerada a maior comenda que se outorga a um contador no Brasil.
Carreira
Foi Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Brasil, Doutor em Letras, H.C., pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres, Inglaterra, Administrador, economista, professor universitário e escritor com 183 livros publicados no Brasil e no exterior, com aproximadamente 10 milhões de exemplares vendidos e mais de 13.000 artigos, possuindo diversos prêmios internacionais de mérito e de literatura científica. Presidente de Honra da Associação Científica Internacional de Contabilidade e Economia, Primeiro Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Vice-Presidente e Ouvidor Geral da Academia Nacional de Economia, Presidente de Honra do Centro de Estudos de História da Contabilidade, da Apotec, de Portugal.
Membro da Real Academia de Ciências Econômicas y Financieras, da Espanha, Membro da Academie des Sciences Commerciales, da França, Membro de Honra do International Research Institute of New Jersey, U.S.A. desde 1965.
Detentor da maior titulação contábil que o Conselho Federal de Contabilidade atribui a um profissional, oficialmente, no Brasil, a Medalha de Ouro João Lyra. Mérito profissional americano, conferido por todos os Países da América, na Conferência Interamericana de Contabilidade, pela Associação Interamericana de Contabilidade. Detentor da Cruz do Mérito Filosófico e Cultural, comenda oficial pública, constituída por decreto do Governo do Estado de São Paulo, outorgada pela Sociedade Brasileira de Filosofia, Literatura e Ensino.
Foi representante do Brasil no Conselho Econômico e Social da ONU, em Genebra, Comendador por Decreto do Presidente da República e ao seu nome se atribui hoje, internacionalmente, o Prêmio de Produção Científica em Contabilidade.