Uma vez passados os festejos de fim de ano, tivemos como metas a realização de um balanço das atividades do exercício anterior e o planejamento das ações para a gestão seguinte. Como de rotina, iniciamos cada ano com a perspectiva de novos cenários e de futuras realizações, com o compromisso solene de promover o desenvolvimento das Ciências Contábeis e, consequentemente, o aprimoramento dos profissionais da contabilidade.
Dessa forma, cabe a nós, gestores dos vários segmentos relacionados à classe contábil brasileira, promover e incentivar ações que levem à plena capacitação da classe contábil, com a certeza de que poderemos dar uma contribuição ainda mais efetiva à sociedade brasileira. Nesse sentido, estou certa de que cada profissional tem cumprido muito bem a sua parte.
Nesta primeira fala de 2022, asseguro que a nossa revista Abracicon Saber tem cumprido fielmente o seu compromisso primordial em divulgar as nossas principais ações e tem trabalhado (melhorando continuamente) para dar voz e publicidade às atividades realizadas por nossas competentes Academias de Ciências Contábeis pelo Brasil afora. Nesta edição, trazemos ações muito importantes realizadas pelas nossas Academias. Desse modo, convido o leitor a conhecer de perto o que temos feito pela classe e pela Ciência Contábil.
Aproveito para agradecer, de todo o coração, os nossos incansáveis e competentes acadêmicos brasileiros, que não mediram esforços, no ano de 2021 (apesar da pandemia de coronavírus),
para realizar o grande trabalho de apoio na imprescindível construção do pensamento contábil brasileiro. A todos vocês, o meu MUITO OBRIGADA.
Quero dar um destaque à realização da posse da nova Diretoria da Abracicon para a gestão 2022-2025. Agradeço aos meus pares que me conduziram mais uma vez à presidência da nossa honrada Abracicon.
Estarão comigo neste exercício os competentes acadêmicos: – José Antonio de França; – Gardênia Maria Braga de Carvalho; – Fábio Moraes da Costa; – Irineu De Mula; – Jucileide Ferreira Leitão e – Washington Maia Fernandes.
Para finalizar, e como não poderia deixar de ser, quero manifestar ao meu amigo Aécio Prado Dantas Júnior as mais sinceras congratulações e os votos de uma excelente gestão à frente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pelo próximo biênio. Conhecendo a sua competência, experiência e entusiasmo, tenho a mais absoluta certeza de que a classe contábil brasileira está em boas mãos.
Boa leitura.
Expediente
REVISTA ABRACICON SABER – ISSN: 2357/7428 EDIÇÃO Nª 38 – NOVEMBRO/DEZEMBRO de 2021 /JANEIRO DE 2022
• Editor Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon)
• Diretor de Administração e Finanças José Antonio de França (DF)
• Diretora Operacional Gardênia Maria Braga de Carvalho (PI)
• Diretor de Ensino e Pesquisa Fábio Moraes da Costa (ES)
CONSELHO FISCAL
• Membros efetivos Irineu De Mula (SP) Presidente Jucileide Ferreira Leitão (RN) Washington Maia Fernandes (MG)
• Membros suplentes Lucilene Florêncio Viana (AM) Roberta Carvalho de Alencar (CE) José Corrêa de Menezes (AM)
• Coordenadora do Conselho Editorial Acadêmica Dra. Gardênia Maria Braga de Carvalho
• Conselho Editorial Acadêmico Clovis Belbute Peres Acadêmico Elias Dib Caddah Neto – Ms. Acadêmico José Antonio de França – Dr. Acadêmico José Eustáquio Giovannini – Ms. Acadêmico Vicente Pacheco – Dr. Acadêmico Fábio Moraes da Costa – Dr.
• Revisão: Maria do Carmo Nóbrega
• Colaboradoras: Fernanda da Silva Costa e Luciana Martins da Silva Sousa
• Projeto Gráfico, Redação e Diagramação: CQueiroz Comunicação – (81) 3429.5846
• Fotos: Cedidas pelas Academias Regionais e Abracicon
Permitida a reprodução de qualquer matéria, desde que citada a fonte. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. www.abracicon.org.br
ISSN: 2357/7428
Leia mais desta Edição
O primeiro livro brasileiro de Contabilidade: A Metafísica da Contabilidade Comercial