O mestrado foi ótimo, agora “quero mais”
Autor
Augustinho Vicente Paludo
Filho de Pedro Zacarias Paludo e de Estela de Barba Paludo, nasci em São Domingos (SC), mas fui criado no interior do Paraná, nas cidades de Três Barras e Verê. Em dezembro de 1979, mudei-me para Curitiba (PR, bairro de Santa Felicidade. Sou casado e tenho três filhos.
Bacharel em Administração pelas Faculdades SPEI, Mestre em Planejamento Governança
Filho de Pedro Zacarias Paludo e de Estela de Barba Paludo, nasci em São Domingos (SC), mas fui criado no interior do Paraná, nas cidades de Três Barras e Verê. Em dezembro de 1979, mudei-me para Curitiba (PR, bairro de Santa Felicidade. Sou casado e tenho três filhos.
Os meus primeiros anos de estudos foram cercados de dificuldades, pois muitas vezes fui de “pé no chão” para a escola (5km), colocando o chinelo de dedo apenas quando chegava na escola.
Em 1985 fiz meu primeiro concurso, para a Justiça Federal do Paraná, sendo aprovado em 12º lugar. Assumi o cargo em 1986 e lá permaneci até maio de 2007, quando assumi o cargo de Analista de Finanças e Controle da CGU-RS, e, em novembro de 2007, assumi o cargo de Analista do Tribunal Regional eleitoral do Paraná (TRE-PR) (aprovado em 2º lugar), onde ainda trabalho.
Na CGU (2007) realizei auditorias na Secretaria de Saúde de Porto Alegre (recursos recebidos da União), no município de São Leopoldo (Programas de Alimentação e Transporte Escolar), no município de Erveiras (Programa Bolsa Família), e ministrei palestras na Semana Olho Vivo em Santa Maria (RS).
No TRE do Paraná faço serviços de auditoria: patrimonial orçamentária, financeira, contábil, de gestão e de governança.
Graduado em Administração pelas Faculdades SPEI, fiz a Especialização em Administração Pública nas Faculdades Unibrasil, em 2007, ano que iniciei a docência no Curso Aprovação Curitiba.
Essa pós-graduação serviu de base para meu primeiro livro: Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária lançado pela editora Campus-Elsevier em setembro de 2009 (atualmente com LRF também, a 11ª edição sai até março de 2022).
Em 2013 fui contratado pela fundação Fernando Henrique Cardoso para ministrar dois cursos nacionais: Orçamento Público e Planejamento Estratégico.
Como servidor público e estudioso da Administração Pública, conhecedor de muitos problemas reais existentes: internos e externos a administração – sempre procurei em meus livros encontrar um espaço para sugerir melhorias.
Mais tarde, fiquei indignado com a forma como era interpretada e supostamente implantada a governança em órgãos e entidades públicas, mas minha titulação era um limitador para ampliar minha voz e meus escritos.
Assim, querendo contribuir para um melhor entendimento da Governança – específica para o ambiente público, e visando contribuir para a sua implementação adequada–, decidi que iria fazer um mestrado, direcionado também para a elaboração de um novo livro acerca desse tema.
O Mestrado em Planejamento e Governança Pública da UTFPR caiu como uma luva: agora era estudar e passar. Obtive a melhor nota na prova escrita e a segunda na lista final de aprovação. Foi uma experiência única e maravilhosa: estrutura boa, professores competentes e uma turma fantástica: conhecer o caminho da ciência foi uma grata surpresa, cujo principal aprendizado foi que “não existe uma única verdade”, mas teorias sustentáveis amparadas no conhecimento.
A maior dificuldade na elaboração da dissertação foi a inexistência de materiais científicos específicos para a construção do proposto “modelo para implementação da Governança em órgãos e entidades públicas”, mas com a orientação do prof. Dr. Antônio Gonçalves de Oliveira, com o auxílio de bibliotecárias experientes e a troca de ideia com os demais mestrandos, aliado ao meu conhecimento prático de administração pública e pesquisas anteriores para os livros que escrevi, consegui superar essa etapa, com sucesso.
A dissertação foi aprovada em novembro de 2020 e em março de 2021 já estava nas bancas o meu mais novo livro: Governança Organizacional Pública (contendo o primeiro modelo científico- prático para a sua implementação) e Planejamento Estratégico para Órgãos e Entidades Públicas – que também traz um capítulo específico destinado ao aperfeiçoamento da administração pública, denominado: Alerta, Criticas e Reflexão.
De fevereiro a dezembro de 2021, 350 vezes a dissertação foi baixada para estudos, em 9 (nove) países diferentes. Em abril de 2021, gravei pela JML um Curso Nacional de Implementação da Governança Organizacional para Órgãos e Entidades Públicas.
Mais que o título de Mestre e a conquista de amigos, o mestrado da UTFPR mostrou que eu tinha e tenho muito a aprender, e deixou um gostinho de “quero mais”.
ISSN: 2357/7428